TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica De Laboratorio

Exames: Pratica De Laboratorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 4

1.Introdução : Ponto de fusão é a temperatura na qual uma determinada substância passa do seu estado sólido para o liquido (durante aquecimento) ou liquido para o sólido, solidificação (durante resfriamento) a uma determinada pressão.

No ponto de fusão a vibração das partículas é tão enérgica que qualquer quantidade de calor adicionada é usada para romper as forças de ligação entre as partículas vizinhas. Consequentemente, haverá um intervalo de tempo (t1 – t2) em que o calor adicionado não é usado para aumentar a energia cinética média, mas sim para aumentar a energia potencial das partículas. Há um aumento de energia potencial porque é executado um trabalho contra as forças de atração. Durante este período não há alteração da energia cinética média e, portanto, a temperatura permanece constante. No intervalo (t1 – t2) a quantidade de sólido diminuir gradativamente e a quantidade de líquido aumenta.

Podemos definir ponto de fusão de uma substância como sendo a temperatura na qual o sólido e o líquido coexistem.

O ácido benzoico é um composto orgânico aromático pertencente ao grupo fucional –COOH e está classificado na família dos ácidos carboxílicos, cuja coloração é incolor e tem como ponto de fusão a temperatura de aproximadamente 121ºC.

Do ácido benzoico derivam-se importantes sais como, por exemplo, o benzoato de sódio (C7H5NaO2), muito utilizado na conservação de alimentos e na composição de antitérmicos; a benzamida (C7H7ON), usada na fabricação de medicamentos; o benzoato demetila (C8H8O2), aplicado à produção de perfumes e também de pesticidas; o cloreto de benzoíla (C7H5OCl), líquido incolor empregado em várias sínteses orgânicas.

Formula estrutural:

2.Objetivo : determinar o início do ponto de fusão do ácido benzoico, até a sua completa fusão .

3. Parte experimental :

3.1 materiais

- 1Tubo de Thiele

Suporte Universal,

Guarra metalica

- Bico de Bunsen

- 3 tubos capilares

Tubo de vidro de 50 cm

- Ácido benzoico

- 2 anéis de borracha

- Termômetro

- Glicerina

3.2 procedimentos

a) Foi fixado o Thiele no suporte universal com a distância de meio palmo do bico de bunsen.

b0 Foi colocado aproximadamente 50 ml de glicerina no Thiele

c) Pegamos um tubo capilar depois introduzimos uma amostra de aproximadamente 3mm de ácido benzóico na superfície aberta, depois batemos o capilar 3x até que a amostra chegasse na superfície fechada do capilar.

d) Prendemos o capilar com dois anéis de borracha próximo ao bulbo do termômetro.

e) Fixamos o termômetro no suporte universal com a ponta do bulbo do termômetro onde estava preso o capilar com a amostra do ácido benzóico imersa na glicerina.

f)Abrimos a torneira e a janela do bico de bunsen para liberar o gás e acendemos o bico de bunsen.

g) Observamos até o ácido benzóico começar a passar do estado sólido para o líquido até se fundir completamente, controlando o fogo para a glicerina não ferver.

h) Foi repetido o processo por mais duas vezes, sem que ouvesse o resfriamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com