TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Modernismo

Monografias: Pre Modernismo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2015  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 6

PRÉ MODERNISMO

Sumário

Início e término............................................................................................1

Principais autores e principais obras...........................................................1

Vida dos autores..........................................................................................2

Marco histórico da época.............................................................................3

Biografia Anita Malfatti..................................................................................4

Anita Malfatti no Pré Modernismo................................................................5

Referências Bibliográficas.............................................................................6

Início e término do Pré Modernismo

O Pré Modernismo teve início em 1902 com a obra Os sertões de Euclides da Cunha. Embora vários autores sejam classificados como pré-modernistas este não se constituiu num estilo ou escola literária, dado a forte individualidade de suas obras, mas essencialmente eram marcados por duas características comuns: 

Conservadorismo - traziam na sua estética os valores parnasianos e naturalistas; 

Renovação - demonstravam íntima relação com a realidade brasileira e as tensões vividas pela sociedade do período. Embora tenham rompido com a temática dos períodos anteriores, esse autores não avançaram o bastante para ser considerados modernos.

O Pré Modernismo teve fim no ano de 1922, quando foi realizada a Semana da Arte Moderna. Serviu de ponte para unir os conceitos prevalecentes do Realismo, Naturalismo, Parnasianismo e Simbolismo. 

Principais autores e principais obras

Os principais autores no período do Pré Modernismo foram cinco: Lima Barreto, Monteiro Lobato, Augusto dos Anjos, Euclides da Cunha e Graça Aranha.

As principais obras foram :

Os Sertões, por Euclides da Cunha;

Urupês, por Monteiro Lobato;

Triste fim de Policarpo Quaresma, por Lima Barreto;

Canaã, por José Pereira da Graça Aranha.

Vida dos autores

Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha nasceu no dia 20 de janeiro de 1866, em Cantagalo (RJ). Em 1897, quando mudou-se do Rio para São Paulo, passou a fazer a cobertura da revolta de Canudos para o jornal O Estado de S. Paulo. A experiência como jornalista no nordeste resultou na obra mais conhecida do escritor: Os sertões.Pertencente ao Pré-Modernismo, o clássico Os sertões de Euclides da Cunha tem como característica principal: o regionalismo. A realidade do Nordeste brasileiro é retratada com fidelidade na obra, a qual descreve as condições precárias de vida da região e os motivos pelos quais ocorreu o drama da Guerra de Canudos. O sucesso da obra foi tamanho que o autor foi eleito para a Academia Brasileira de Letras em 1903. O livro Os sertões é consagrado como referência na literatura e na sociologia para o estudo do sertanejo. Em seu livro o autor retrata a terra nordestina, o homem sertanejo e a luta travada pelos nordestinos na Guerra de Canudos.Euclides da Cunha foi assassinado em 1909, devido a questões familiares.

Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo em 1882. Foi alfabetizado por sua mãe e despertou cedo o gosto pela literatura.Ele é muito conhecido até hoje entre as crianças uma vez que sua escrita é simples e realidade e fantasia andam lado a lado em suas histórias. Monteiro Lobato foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Morreu em 1948, vítima de um derrame.

Lima Barreto nascido no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1881, foi jornalista e um dos mais importantes escritores brasileiros. A importância de Lima Barreto extrapola os limites literários: foi um dos poucos de nossa Literatura a combater o preconceito racial e a discriminação social do negro e do mulato. Filho de família humilde, porém de bom nível cultural, contou com a proteção do Visconde de Ouro Preto, graças a quem conseguiu ingressar no curso de Engenharia, algo improvável para alguém com as mesmas origens. Perdeu a mãe, a professora primária Amália Augusta, aos seis anos e, em virtude da doença mental que acometia o pai, Lima Barreto precisou abandonar a faculdade para sustentar a família, madrasta e irmãos. Todos esses fatores influenciaram em muito o estilo do escritor que, embora seja considerado uma espécie de patrono dos autores boêmios e rebeldes, além de ser muito lembrado pelos constantes problemas com o alcoolismo e distúrbios mentais, deixou uma obra literária digna de leitura e admiração.Faleceu no dia 1 de novembro de 1922.

Graça Aranha nasceu em São Luís do Maranhão, no dia 21 de junho de 1868. Ele foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, tornando-se titular da cadeira número 38 mesmo sem ter ainda produzido nenhuma obra, pois revelara a Machado de Assis  e Joaquim Nabuco alguns trechos de seu primeiro livro, Canaã. Nela ele narra como se desenrola a existência em uma colônia de imigrantes europeus no Espírito Santo. Os protagonistas, Milkau e Lentz, representam duas visões opostas sobre a nova terra em que se encontram. Em 1922, Graça Aranha participa da Semana de Arte Moderna com um discurso de apresentação no Teatro Municipal de São Paulo, empreendendo uma contundente crítica às instituições que tentavam ditar as regras estéticas, decidindo o que era de bom gosto e de bom senso. Em 1924 ele não hesita em realizar na própria Academia de Letras uma palestra, intitulada ‘O Espírito Moderno’, que marca sua ruptura definitiva, na qual afirma ser este estabelecimento um equívoco, pois não consegue absorver as mudanças. O autor morre na cidade do Rio de Janeiro, no dia 26 de janeiro de 1931.

Marco histórico da época

Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil começa a viver,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com