TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÉ MODERNISMO E SEMANA DE ARTE MODERNA

Pesquisas Acadêmicas: PRÉ MODERNISMO E SEMANA DE ARTE MODERNA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  1.539 Visualizações

Página 1 de 3

1.0- Semana da Arte Moderna

A Semana da Arte Moderna foi realizada em fevereiro do ano de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo.

Pretendia usar de forma consciente os modelos europeus para uma renovação da arte nacional, preocupados em realizar uma arte nitidamente brasileira, sem complexos de inferioridade em relação à arte produzida na Europa. O evento marcou época ao apresentar novas ideias e conceitos artísticos, como a poesia através da declamação, que antes era só escrita; a música por meio de concertos, que antes só havia cantores sem acompanhamento de orquestras sinfônicas; e a arte plástica exibida em telas, esculturas e maquetes de arquitetura, com desenhos arrojados e modernos.

Na literatura, em meio a esse turbilhão de acontecimentos sociais, a Semana da Arte Moderna surgiu como marco cultural de um novo movimento literário: o Modernismo.

1.1- Características da Semana da Arte Moderna

Os objetivos da Semana da Arte Moderna era trazer a homogeneidade dos movimentos artísticos, bem como o de: ter o direito à pesquisa estética, reagir ao purismo de Rui Barbosa e do “helenismo” de Coelho Neto, e da ruptura com o passado de natureza acadêmica, liberdade na escrita e expressão linguística, sem pudores de linguagem culta e de métricas rígidas.

Após essa Semana, houve mudanças claras nas produções literárias: um rompimento com o academicismo literário e com a gramática normativa e a incorporação na poesia e na prosa da liberdade na expressão de ideias e nas formas (versos livres), da pontuação subjetiva ou ausência da mesma, da linguagem vulgar, do coloquialismo.

1.2- Artistas Modernistas

São eles músicos, artistas plásticos, escritores:

Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Vicente do Rego Monteiro, Victor Brecheret, Villa- Lobos e Ernani Braga.

2.0- Pré-Modernismo

O Pré-Modernismo não pode ser considerado um escola literária, porém um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para o Modernismo. De caráter inovador, a maioria de seus membros não se enquadra como Modernistas por não terem sobrevivido o suficiente para participar ou terem criticado o movimento.

2.1- Características do Pré-Modernismo

O Pré-Modernismo não pode ser considerado uma escola literária, mas sim um período literário de transição do Realismo/Naturalismo para o Modernismo, pois não temos um grupo de autores afinados em torno de um mesmo ideário, seguindo determinadas características. Na realidade, Pré-Modernismo é um termo genérico que designa uma vasta produção literária das primeiras décadas do século XX. Era uma afronta à poesia parnasiana ainda em vigor; a denúncia da realidade brasileira, negando o Brasil literário herdado de Romantismo e Parnasianismo.

A maioria de seus membros não se enquadra como Modernistas por não terem sobrevivido o suficiente para participar ou terem criticado o movimento; os mais famosos pré-modernistas são Euclides da Cunha, Lima Barreto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com