TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pre Projeto Monografia

Ensaios: Pre Projeto Monografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  4.087 Palavras (17 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 17

UNEB UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA CAMPOS XX

DEPERTAMENTO DE CIENCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS

CLENILDA SILVA OLIVEIRA

MARIA NEUZA CAIRES MACHADO

MÔNICA BARBOSA SILVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

ARACATU

2014

CLENILDA SILVA OLIVEIRA

MARIA NEUZA CAIRES MACHADO

MÔNICA BARBOSA SILVEIRA

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA O APRENDIZADO DOS ALUNOS NO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL.

Projeto de pesquisa apresentado á UNEB – Universidade do Estado da Bahia, Campus XX como requisito parcial de aprovação na disciplina tópicos especiais da pesquisa da educação básica. Professor Antônio Gomes Tavares Neto.

Brumado

2014

1. INTRODUÇÃO

A leitura é um ato de conhecimento, pois ler significa perceber e compreender as relações existentes no mundo. O hábito de leitura é uma prática extremamente importante para desenvolver o raciocínio, o senso crítico e a capacidade de interpretação. O prazer da leitura deve ser despertado logo na infância. Ler faz parte da formação cultural de cada indivíduo. A leitura estimula a imaginação, proporciona a descoberta de diferentes hábitos e culturas, amplia o conhecimento e enriquece o vocabulário.

O presente trabalho tem por finalidade preencher os requisitos necessários para a conclusão do curso de Graduação em Pedagogia e refletir sobre a importância da leitura para o aprendizado das crianças que estão cursando o 2º ano do Ensino Fundamental. Tendo como objetivo compreender como a leitura interfere no processo de aprendizagem dos alunos no 2º ano do ensino fundamental.

Atualmente nos deparamos com uma realidade escolar em que grande parte dos alunos conclui o ensino fundamental apresentando muitas dificuldades de interpretação e principalmente na escrita. Acreditamos que através da leitura o aluno poderá ter uma nova perspectiva, situar-se com os outros e alargar suas experiências. Diante das dificuldades de aprendizagem dos alunos devidas defasagem com relação à leitura, surge o papel do professor nessa mediação entre leitura e escrita no aperfeiçoamento da mesma para que os alunos possam se expressar com autonomia em todas as formas da linguagem.

Hoje, convivemos com uma realidade escolar onde grande parte dos alunos alcança a segunda etapa do Ensino Fundamental sem desenvolver a competência de interpretar e ler textos com coerências os diferentes gêneros textuais trabalhados em sala de aula, muitas vezes devido à carência da leitura presente nas séries iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no processo de alfabetização.

Devido a grande necessidade apresentada pelos alunos, tentaremos compreender o porquê dessas dificuldades encontradas pelos mesmos. A pesquisa é de cunho bibliográfico com referencial teórico pertinente ao tema. Para atingir o objetivo proposto para este trabalho, o mesmo está organizado em 3 (três) capítulos:

a) Diante dessa realidade, no primeiro capítulo - O Conceito e história da Leitura; procuramos mostrar através de alguns autores como Solé (1988), Freire (1989), Souza (1997), Cardozo e Pelozo (2007), Kriegl (2002), Bamberger (1987) a concepção de leitura e o ato de ler onde a leitura deve ser inserida na realidade da criança desde os anos iniciais para que a mesma faça parte de sua rotina diária, pois é a partir deste contato que ele criará o hábito pela leitura.

b) O segundo capítulo – A importância da leitura relacionaremos como a leitura interfere no aprendizado das crianças desse segmento de ensino, determinando as consequências do desenvolvimento dos alunos, quando o aprendizado é prejudicado devido à defasagem com relação à leitura.

c) O terceiro capítulo – O papel do professor e sua contribuição para a leitura aborda a questão de que quando existe a mediação do professor no processo de leitura para detectar essa defasagem e promover uma leitura prazerosa aos educandos, faz com que alcancemos sucessos no processo de formação destes educandos.

2. Capítulo 1 - Conceitos e história da leitura

2.1 O que é leitura?

De acordo com o dicionário Aurélio, Leitura é: 1. Ato ou efeito de ler; 2. Arte ou hábito de ler; 3. Aquilo que se lê; 4. O que se lê, considerado em conjunto. 5. Arte de decifrar e fixar um texto de um autor, segundo determinado critério”. (AURÉLIO,1988, p.390).

Assim, um indivíduo pode ser considerado leitor quando passa a compreender o que lê. Ler é antes de tudo compreender, por isso não basta decodificar sinais e signos, é necessário transformar e ser transformado.

Conforme define Isabel Solé (1998) O processo de leitura deve garantir que o leitor compreenda o texto e que pode ir construindo uma ideia sobre seu conteúdo, extraindo dele o que lhe interessa, em função dos seus objetivos. Isto só pode ser feito mediante uma leitura individual, precisa, que permita o avanço e o retrocesso, que permita parar, pensar, recapitular, relacionar a informação com o conhecimento prévio, formular perguntas, decidir o que é importante e o que é secundário. É um processo interno, mas deve ser ensinado.

Neste sentido, vimos que a maioria dos nossos alunos do 5º ano se encaixam no quadro dos analfabetos funcionais, ou seja, os alunos mesmo capacitados a decodificar minimamente as letras, geralmente frases, sentenças, textos curtos e os números, não desenvolvem habilidade de interpretação de textos e de fazer operações matemáticas. É onde entra o professor mediador que precisar despertar nos alunos esse interesse e principalmente estimular o alunado a desenvolver as habilidades necessárias para o processo de alfabetização. Visto que é um trabalho árduo, muitas vezes demorado, mas com resultados satisfatórios.

Souza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com