TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preconceitos

Tese: Preconceitos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/12/2013  •  Tese  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO:

Preconceito: é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual".

TIPOS DE PRECONCEITOS:

• Homossexualidade

• Racismo

• Def. Fisico

• Religião

• Idoso

• Social

• Bullying

PRECONCEITO HOMOSSEXUAL

A intolerâcia quanto a orientação sexual é manifestada por atos conhecidos como homofobia, que podem ser insultos verbais como chamar o homossexual de “bichinha”, “viadinho”, “sapatão”, “boiola” e outros.As piadas sobre homossexuais quase sempre revelam atividades de preconceito. A tv já divulgou, no Brasil, agressões bárbaras contra homossexuais, algumas provocando até a morte, por parte de grupos de jovens com mentalidade machista e, portanto, conservadora.

Sob o ponto de vista penal, a homofobia pode ser contituir um crime, prevendo o código penal uma pena de detenção de três a um ano, além de multa para quem cometer esses atos.Se hover violencia fisica, o agressor responderá pela agressão e a pena pode ser de até oito anod de cadeia em determinados casos.

PRECONCEITO RACIAL

Uma forma bem comum de expressão de intoleraância é o preconceito racial e que na socieldade brasileira está relacionada quase sempre à cor da pele da pessoa. Muita gente, pode ser negro, é discriminado quando tenta conseguir vaga no mercado de trabalho. Somos frutos de muma sociedade, que classifica as pessoas peça cor da pele, desde a época da escravidão, que se mais claro, significa galgar a escala social. Precisamos ter a mente aberta, que o racismo, são uma construção social, construidas pelos homens ao longo da história.

PRECONCEITO AO DEFICIÊNCIA FÍSICA

Preconceito, como o próprio nome diz é um conceito previamente formado de que a pessoa, no caso de um portador de necessidades especiais, não seria capaz de determinada coisa.

Subestimam a capacidade deles, pois quando falta um dos órgãos ou quando há algum problema superam através de outros.

Segundo estatística os deficientes representam 10% da população brasileira, um total de 16,5 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, que de acordo com a lei tem direito de estudarem na escola em que escolherem, e os estabelecimentos de ensino devem providenciar os ajustes necessários (estruturais e pedagógicos) para receber tais alunos. Além disso, uma determinada porcentagem dos empregos nos setores públicos e privado é destinada a deficientes.

Porém não acontece por falta de adaptação tanto no setor educacional como o do emprego, tornando-os cada vez mais marginalizados.

PRECONCEITO A RELIGIOSO

Na história da humanidade, muitos genocídios e guerras foram justificados em nome de crença religiosa, algumas vezes ocultando interesses econômicos e políticos de dominação. Ainda hoje, em todo o mundo, milhões de pessoas sofrem discriminação e violência devido à intolerância religiosa de outros grupos. No Brasil também presenciamos ou temos notícias de atos de intolerância entre as diversas correntes religiosas.

A primeira condição para a tolerância e o diálogo entre as religiões é a aceitação de que existem muitas formas culturais éticas de expressar a crença em DEUS e que por isso, nenhuma delas pode ser colocar como a única verdadeira.

O artigo 5º da constituição federal dispõe que é inviolável a liberdade de consciência e de crença e que ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política.

PRECONCEITO AO IDOSO

Os rápidos envelhecimentos da população brasileira, seguindo tendência mundial, e a maior dependência do rendimento do idoso no sustento familiar tornam oportuno o debate sobre a situação desses cidadãos na sociedade. Nossa cultua valoriza a juventude, pelo histórico de pais jovem e, sobretudo, por conta dos recentes estudos que apontam o grande potencial de consumo dos adolescentes.

O preconceito contra o idoso está presente nessa sociedade e, com freqüência,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com