TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Predimensionamento De Estruturas

Dissertações: Predimensionamento De Estruturas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  4.626 Palavras (19 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 19

A Empresa

A Águas de Joinville é uma Companhia de Saneamento Básico, de capital misto, majoritariamente pertencente à Prefeitura Municipal de Joinville. Tem como principais objetivos o tratamento e a distribuição de água potável, além da coleta e tratamento de esgotos.

Missão

Oferecer soluções sustentáveis em saneamento para a melhoria da qualidade de vida, das condições ambientais e do desenvolvimento sócio-econômico.

Visão

Ser referência por sua excelência em gestão e qualidade de serviços em saneamento.

Valores

• Respeito ao meio ambiente

• Justiça

• Ética e transparência

• Compromisso social

• Profissionalismo

Sua História

A criação da Companhia Águas de Joinville veio ao encontro dos anseios da comunidade joinvilense que, após 30 anos de serviços prestados pela Companhia Estatal, julgou oportuno e necessário romper o contrato de concessão e criar a nova Companhia, empresa com raízes na cidade de Joinville.

A Prefeitura Municipal de Joinville criou primeiramente a AMAE – Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto em Joinville, órgão público; e a partir de então foi desenhada a empresa que sucederia a Estatal na gestão dos serviços de água e esgoto. O município reassumiu os serviços em 2 de agosto de 2005, data em que se instituiu a Companhia Águas de Joinville. Uma Companhia joinvilense pensada e projetada para ser referência nacional em saneamento básico.

A Visita

No dia 05 de abril do ano de 2011, os alunos da turma 2010/2 do cursoTécnico em Química Industrial realizaram visita técnica Estação de traramento de Agua do Rio Cubatão (ETA Cubatão), localizada à Rodovia SC 301 Km 78,5, Distrito de Pirabeiraba, em Joinville-SC.

Os alunos foram divididos em 2 grupos, sendo ambos guiados por estagiários da Companhia. Os grupos puderam visualizar de perto cada etapa do tratamento enquanto ouviam as explicações dos guias sobre o processo de tratamento. Nos tópicos subsequentes será reportado, de forma detalhada, todo o processo de tratamento e distribuição.

Tratamento/Distribuição

O tratamento realizado na ETA Cubatão é constituído de unidade de mistura rápida, floculação hidráulica, decantação de alta taxa, filtração por fluxo ascendente, também denominado de "Filtro Russo", desinfecção com cloro gasoso e fluoretação. Esta unidade é responsável por 70% do abastecimento de água de Joinville. A adução da água tratada até o sistema de distribuição é realizada por duas linhas adutoras, uma de ferro fundido dúctil, com diâmetro nominal de 700 mm, e a segunda em aço, com diâmetro nominal de 900 mm, ambas com aproximadamente 9.600 metros de extensão.

O sistema de distribuição de água é formado por sub-adutoras, reservatórios e redes de distribuição. Ao todo, são 11 centros de reservação dispostos na área urbana de Joinville, com capacidade de reservação da ordem de 37 milhões de litros. A rede de água é formada por uma malha de distribuição com extensão aproximada de 1.850 km.O quadro abaixo apresenta, mais algunsdados do sistema de abastecimento de água de Joinville.

Etapas

1º Captação

São captados em media 130 milhões de litros de água por dia. A água, proveniente do Rio Cubatão, é encaminhada através de uma estrutura física especifica, formada por um sistema de gradeamento e remoção de areia, até um poço de sucção, onde por intermédio de bombas é efetuado o recalque até a unidade de mistura rápida.

2º Mistura rápida

A Mistura Rápida é realizada através de uma unidade de denominada Calha Parshall, que também é utilizada para a medição de vazão. Nesta etapa é adicionado o sulfato de alumino, agente químico responsável pela formação de flocos na etapa subsequente, a floculação.

3º Floculação

Este processo consiste em promover a aglutinação das partículas suspensas (sólidos), formando flocos. Este processo se dá por intermédio de diversas câmaras cujo dimensional permite a formação de flocos através da redução gradativa da agitação da água ao passar de uma câmara para outra.

4º Decantação

Nesta etapa ocorre a decantação dos flocos, que por serem mais densos, depositam-se no fundo da unidade, enquanto a água escoa por calhas coletoras localizadas na parte superior do decantador e é direcionada até a etapa de filtração.

5º Filtração

A agua decantada passa por uma camada filtrante com espessura de 2 metros, formada por areia de granulometria decrescente, ou seja, a primeira camada tem grãos maiores, e nas camadas seguintes, o tamanho dos grãos diminuigradativamente. O fluxo da agua que passa pelos filtros é ascendente.

6º Tanque de Contato

Na filtração, a agua já está clarificada, sendo 99% dos coliformes removidos. No entanto para garantir sua desinfecção (livre de bactérias patogênicas), ela é encaminhada ao tanque de contato para adição de cloro na forma gasosa. Além disso, por determinação da Portaria do Ministério da Saúde nº 635/BSB de 26 de dezembro de 1975, nesta etapa ocorre a adição de flúor, como forma de prevenir a carie dentaria. Nesta unidade é realizada a correção do pH, através da adição de Cal Hidratada. Tecnicamente falando, esta é a ultima etapa do tratamento em si.

7º Casa de Bombas

A casa de bombas é a unidade do sistema destinada a encaminhar agua tratada, através de tubulações especificas chamadas adutoras, até os reservatórios, situados em pontos elevados da cidade. A vazão aproximada é de 1500 metros cúbicos/s.

8º Reservatórios

Ao todo, são 11 centros de reservação dispostos na área urbana de Joinville, com capacidade de nominal da ordem de 37 milhões de litros. A rede de água é formada por uma malha de distribuição com extensão aproximada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com