TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preocupação Com As Weltanschauungen

Ensaios: Preocupação Com As Weltanschauungen. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  3.430 Visualizações

Página 1 de 6

Weltanschauungen é a percepção como um processo dinâmico pelo qual aquele que percebe atribui um significado com as matérias brutas oriundas do meio ambiente. Cada indivíduo tem sua própria imagem do mundo, pois esta deriva do somatório de variáveis próprias e exclusivas do indivíduo, como sua história passada, seu ambiente físico e social, sua personalidade e sua estrutura fisiológica e psicológica. Essas variáveis são integradas, resultando na estrutura cognitiva que permite percepções organizadas e significativas, que permite que interpretemos a realidade.

No entanto, deve-se considerar a distorção perceptual como uma característica da percepção humana, que se refere a um modo de codificação da informação que a torna mais congruente com as crenças prévias da pessoa. Assim, a informação é interpretada de modo a conformar-se com crenças e expectativas prévias afastando-se da realidade objetiva. Por intermédio dessa afirmação, pode-se perceber a dificuldade para conhecer a realidade objetiva, uma vez que cada indivíduo interpreta o mundo exterior de modo diferente.

Tem o intuito de buscar uma visão sistêmica na negociação, é fundamental a capacitação de todos os envolvidos nesse processo, a fim de lidar

com as diferenças em suas visões de mundo.

Aspectos estruturais

O termo denota um conjunto abrangente de opiniões, vistas como uma unidade orgânica, sobre o mundo como o meio e exercício da existência humana. A Weltanschauung serve como um quadro para gerar várias dimensões da percepção e experiência humana como conhecimento, política, economia, religião, cultura, ciência, e ética. Por exemplo, visão de mundo da causalidade como unidirecional, cíclica, ou espiral gera um quadro do mundo que reflete esses sistemas de causalidade.

Uma visão unilateral da causalidade está presente em algumas visões de mundo monoteísticas com um começo e um fim e uma única grande força com um único fim (por exemplo, Cristianismo Islamismo), enquanto que uma visão de mundo cíclica da causalidade está presente na tradição religiosa que é cíclica e sazonal e na qual os eventos e experiências repetem-se em padrões sistemáticos (por exemplo, Zoroastrismo, Mitraísmo, e Hinduísmo).

A visão de mundo de uma causalidade linear e não linear gera várias disciplinas e abordagens relacionadas/conflitantes no pensamento científico. A Weltanschauung de uma contiguidade temporal de ato e evento leva a diversificações divergentes como determinismo versus livre-arbítrio.

Algumas formas de naturalismo filosófico e materialismo rejeitam a validade de entidades inacessíveis à ciência natural. Elas veem o método científico como o modelo mais confiável para construção e compreensão do mundo.

Determinantes das Weltanschauungen

As determinantes Weltanschauungen tem como objetivos ajudar o negociador a compreender

as “W”, expandindo a visão do negociador, dando oportunidade a resolução de conflitos.

As determinantes Weltanschauungen são divididas em duas partes, Aspectos Intrínsecos e Aspectos Extrínsecos, esse aspectos se subdivide em crenças e valores, motivação e necessidades internas, perfil psicológicos os aspectos intrínsecos e fatores culturais, políticos e econômico, sócias e legais em aspectos extrínsecos.

Os aspectos intrínsecos forma o modelo mental com o qual as pessoas percebem a realidade objetiva. As crenças e valores são dados à conduta ética de cada indivíduo da etapa de negociação, trazendo responsabilidade econômica, legal, discricionária.

Os aspectos extrínsecos tem como referencia todos os fatores do ambiente externo que influenciam as pessoas e atinge seu ponto de vista da realidade objetiva sendo eles: Fatores culturais; Fatores políticos e econômicos; Fatores sociais e legais.

A Importância de considerar a W e seus Participantes.

Pelo fato de ser uma relação interpessoal, o processo de negociação sofre a influência da W e os participantes, assim sendo, as W de um individuo pode vir a sofrer alterações no decorrer do tempo, de acordo com suas experiências, sendo assim, em um relacionamento contínuo, a W dos envolvidos também será contínua, de acordo com o processo de aprendizagem.

A 1º das justificativas para a utilização da W nas negociações fala das necessidades de Maslow, que salienta a influência do comportamento humano, especialmente nas negociações, Já que sofre influência de hipóteses tidas como "Verdades Absolutas" ou Dogmas que nem sempre são revelados por quem está envolvido na negociação, o que as

vezes acaba impedindo que se visualize a realidade como ela é.

Já a 2º, enfatiza a importância da transparência nas diferentes percepções dos envolvidos em um processo de negociação, já que elas exercem forte influência no modo como a sociedade molda suas atitudes, o que acaba exercendo um importante papel na causa e como lhe damos com os conflitos, fazendo com que se perceba 3 áreas criticas: percepção do conflito, de si mesmo e da outra parte envolvida no conflito.

Existe também, a importância das necessidades individuais e das partilhadas pelo individuo ,sendo necessária a colaboração para que se ocorra a solução dos conflitos. Para que isso ocorra, é necessário um diagnóstico das necessidades dos envolvidos para que se conheça e se atenda as mesmas. Para isso é necessário identificar algumas coisas, entre elas a visão de mundo.

Compreendendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com