TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Que Preocupa O Mundo - Atenções Se Voltam Novamente Para O Mercado De Trabalho

Casos: A Questão Que Preocupa O Mundo - Atenções Se Voltam Novamente Para O Mercado De Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 2

Ação para salvar o emprego: Existe uma preocupação com o emprego e os governos estão agindo. Nos Estados Unidos o governo incluiu no pacote de ajuda uma cláusula que tem como objetivo assegurar a sobrevivência das empresas e manter o emprego dos trabalhadores norte-americanos.

A questão passou a ser olhada com muita atenção pelo mercado. O motivo da euforia foi o fechamento de postos de trabalho em abril ficou abaixo do registrado em março. No Brasil a taxa de desemprego continuou aumentando em março.

O Comunicado da Presidência nº 21, “Crise Internacional: impactos sobre o emprego no Brasil e o debate para a constituição de uma nova ordem global”, mostrou que a redução de postos de trabalho está ocorrendo com maior força em regiões industrializadas do interior. É que a indústria, que concentra o maior número de demissões, deslocou-se nos últimos anos para o interior. O setor de comércio gerou menos emprego, mas não fechou postos de trabalho. Mesmo antes da crise havia pouca oferta de emprego para quem não completou o ensino fundamental.

A ação do governo ajudou manter a atividade e o emprego no setor de serviços.

Canais de transmissão: Para reduzir custos, a empresa não encomenda mais nada aos setores que integram a cadeia produtiva, o que leva que a cadeia em geral a demitir ou dar férias coletivas. Desempregado ou com medo de perder o emprego, o trabalhador suspende as compras. Assim, cria-se um circuito no qual cada agente contribui involuntariamente para agravar a situação.

Há vagas para especialistas: São contratações, de alguma forma, decorrentes da crise: as empresas buscam profissionais especializados para manter a produção e vendedores com conhecimento técnico e perfil agressivo para enfrentar a situação de adversidade. Mesmo na área de tecnologia da informação, as contratações podem decorrer de estratégia de redução de custos das empresas. Já os investimentos em novos projetos estão suspensos. Como a quantidade de vagas para profissionais altamente qualificados é muito pequena em relação ao mercado como um todo, as empresas de recursos humanos também estão sofrendo as consequências da crise.

Emprego já estava em crise: Antes da crise econômica, o mundo já vivia uma crise no emprego. A desigualdade de renda aumentou com o processo de globalização da economia. A crise enfraquece o movimento sindical, mas há um diferença desta vez: os países desenvolvidos são os mais atingidos, e ficou mais clara a importância do trabalho e do emprego na produção e na manutenção do sistema econômico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com