TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pressão atmosférica

Resenha: Pressão atmosférica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Resenha  •  294 Palavras (2 Páginas)  •  209 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo:

Basicamente aprendemos como determinar o ponto de fusão de várias substâncias. Ponto de fusão é a temperatura exata em que o sólido inicia a sua mudança de estado do sólido para o líquido.Com equipamentos corretos e substâncias, determinamos no laboratório o ponto de fusão aproximado da uréia. O passo a passo do preparo dos materiais do laboratório e das substâncias usadas serão descritos na parte experimental.

Introdução:

A pressão atmosférica não interfere diretamente no ponto de fusão de uma substância, mas interfere e muito no ponto de ebulição, pela força que o ar exerce no líquido. O teor de pureza da substância pode modificar o ponto de fusão, quanto mais impuro é a substância, o ponto de fusão tende a abaixar. Para o nosso grupo foi indicado a uréia para determinarmos. No rótulo do pote, foi observado após o fim de experiência que o ponto de fusão da uréia é de 132°C,nosso experimento determinou ponto de fusão de 122°C.Esta diferença de resultado foi explicada pelo professor :devido a presença de impurezas, o ponto de fusão pode ter sido alterado.

A uréia é um material higroscópio, ou seja, absorve muito água. Como a atmosfera é uma mistura de vários gases, partículas e moléculas como a da água, a uréia pode ter absorvido humidade do ambiente. O tempo em que a substância uréia está no laboratório também pode ter influenciado na determinação do seu ponto de fusão.

Objetivos:

O objetivo da aula foi além de ensinar como é feita a determinação do ponto de fusão, nos mostrou que mesmo com todo cuidado e atenção vários aspectos e fatores podem interferir nas análises. Sendo observada pelo grupo a necessidade de melhor qualidade das amostras e principalmente de uma contra prova dos resultados quando estes são insatisfatórios ou podem ter sofrido interferências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com