TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preços da gasolina na Venezuela

Resenha: Preços da gasolina na Venezuela. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/6/2014  •  Resenha  •  225 Palavras (1 Páginas)  •  289 Visualizações

Por quê os preços da gasolina na Venezuela são mais baixo do que no Brasil, EUA, Canadá e em outros países? É uma relação de oferta ou de demanda? A gasolina é elástica ou inelástica?

Dono de uma das maiores reservas de petróleo do mundo e um dos principais fornecedores dos Estados Unidos, o país de Hugo Chávez tem sua economia regida há muitos anos pelo vai-e-vem do preço dos barris no mercado internacional. Quando o valor do "ouro negro" sobe, como agora, o governo tem dinheiro de sobra para investir em infra-estrutura e programas sociais.

Mas o petróleo barato influencia principalmente a microeconomia, aquela do dia-a-dia dos venezuelanos. E a diferença está nas ruas. Quase não se vê carros de mil cilindradas, mais econômicos, nas ruas de Caracas.

A população prefere carrões ao estilo norte-americano, que fazem em média de 5 a 7 quilômetros com um litro de gasolina -contra uma média de 10 quilômetros por litro dos carros mil cilindradas, um sucesso de vendas no Brasil.

Nossos vizinhos na America Latina não produzem petróleo e lá a gasolina é mais barata. O que mais deixa o consumidor brasileiro inconformado é que a Petrobrás é a segunda maior petrolífera do mundo, o mercado automobilístico brasileiro é um dos maiores do mundo e está em constante expansão, somos pioneiros na produção do etanol e do biodiesel.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com