TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Elementos Da Logística

Artigo: Principais Elementos Da Logística. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2014  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  407 Visualizações

Página 1 de 4

• RESUMO:

A Logística bem sucedida é resultado de uma boa gestão e harmonia entre os seus principais elementos. Para isto acontecer, é necessário conhecer e interpretar as necessidades do mercado, para atender com qualidade as exigências do consumidor. A logística com toda sua evolução e reconhecimento é considerada a chave para o negócio, conciliando aspectos como tempo, informação e qualidade, almejando baixo custo no processo da cadeia produtiva e aumentando os lucros.

• INTRODUÇÃO:

Atualmente a logística é reconhecida e considerada uma função essencial para o sucesso dos negócios de uma empresa. De acordo Council of Logistics Management, norte-americano, “logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender aos requisitos do consumidor”. Os principais elementos envolvidos nesta definição são:

• Informação e Marketing (Serviços direcionados a satisfação do cliente)

• Armazenagem e Estocagem

• Transporte

• Distribuição

Os quatro elementos citados acima, quando bem executados, são capazes de aumentar a vantagem na competitividade, tornando a logística de tal empresa um ícone, um exemplo a ser seguido e reconhecido.

• Informação e Marketing: este elemento está relacionado a obter informação que sejam favoráveis para elaboração do produto direcionado ao consumidor, reduzindo custos e elevando a satisfação do cliente. Também está atribuído a desenvolver de forma prática e coerente as rotinas logísticas, como pedidos de clientes, necessidades de estoque, movimentações de armazém, documentos de transporte. Contribui também a entender as necessidades do consumidor através de pesquisas, dados, tudo que é armazenado em sistemas de TIs, uma grande evolução comparado aos papéis utilizados antigamente para manter só algumas destas informações, a tecnologia agregou e muito para logística.

• Armazenagem e Estocagem: trata-se de gerenciar o armazenamento e estoque de produtos, esta é muito importante, pois está intimamente relacionado ao custo logística, o tempo de entrega do produto ao consumidor. É preciso avaliar, a demanda de consumos do produto, para concluir de uma forma econômica e efetiva, os pontos a serem armazenados os produtos, pois de acordo com Ballou (1995), a etapa de armazenagem e manuseio de mercadorias tem impacto significativo, estimando-se que seja de 12% a 40% dos custos logísticos em uma organização.

• Transporte: é um dos elementos mais reconhecidos na visão externa do campo de logística, responsável pelo transporte de matéria prima, produtos, ligando os elementos desta cadeia: FORNECEDOR – MANUFATURA – DISTRIBUIÇÃO- CONSUMIDOR , por diversos meios de modais, como: rodoviário, dutoviário, ferroviário, aeroviário e aquaviário. Sendo o frete, responsável por aproximado dois terços dos gastos logísticos. O gerenciador dever conhecer intimamente estes modais, para aplica-los em suas operações. Abaixo segue algumas características de cada modal:

 Ferroviário: altos custos fixos em equipamentos e terminais, vias férreas, custos variáveis baixo.

 Rodoviário: custos fixos baixos, e custo variável médio (combustível, pneu, manutenção).

 Aquaviário: custo fixo médio-alto( navio e equipamentos), e custo variável baixo (capacidade para transportar grandes quantidades).

 Dutoviário:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com