TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Propriedades Dos Metais

Monografias: Principais Propriedades Dos Metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2014  •  465 Palavras (2 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 2

) Principais Propriedades

Limite de Resistência Mecânica;

Limite de Elasticidade;

Módulo de Elasticidade;

Módulo de Resiliência;

Módulo de Rigidez;

Limite de Escoamento;

Ductilidade;

Dureza;

Tenacidade;

Densidade;

Absorção de vibrações.

Além destas propriedades mecânicas, outras podem ser encontradas, como propriedades elétricas, ópticas, magnéticas, químicas,.

LIMITE DE RESISTÊNCIA MECÂNICA à É o limite máximo de tensão que um corpo resiste sem se romper, na fase plástica.

LIMITE DE ELASTICIDADE à É o limite máximo suportado por um corpo na fase elástica, antes de começar a fase plástica. Na fase elástica, a deformação é totalmente recuperada uma vez removida a carga.

MÓDULO DE RESILIÊNCIA àCapacidade de um material absorver energia quando ele é deformado elasticamente, sendo esta energia armazenada, esta pode, depois, ser recuperada. É medida através da energia por unidade de volume exigida para tencionar um material desde o estado com ausência de carga até a sua tensão limite de escoamento. Graficamente, é representada pela área sob a curva tensão-deformação até o limite de escoamento. Sua unidade de medida no SI é à [N.m/m3 = J.m-3= N/m2 = Pa ].

MÓDULO DE ELASTICIDADE à É a inclinação da curva tensão-deformação na fase elástica, também chamada de “Módulo de YOUNG”.

Em materiais em que o gráfico “tensão-deformação” não tem um comportamento linear, o Módulo de YOUNG é determinado pela secante ou tangente à curva.

MÓDULO DE RIGIDEZ à Resistência de um material à deformação elástica, abaixo do (LE).

LIMITE DE ESCOAMENTO à É o limite de resistência do material à deformação permanente e indica a facilidade com que este material pode ser moldado, como por exemplo, na laminação, estiramento a frio, etc.

DUCTILIDADE à Indica a capacidade geral de um material ser deformado plasticamente. Os materiais com baixa ductilidade são denominados “Frágeis”, e os de alta ductilidade são denominados “Dúcteis”.

TENACIDADE à A combinação de resistência e ductilidade determina a tenacidade. Graficamente ela é representada pela área sob a curva tensão deformação, até o ponto de fratura. A tenacidade é definida também como a habilidade de um material absorver energia até à fratura.

DUREZA à Propriedade mecânica importante, é a medida da resistência de um material a uma deformação plástica localizada de uma pequena impressão ou risco. É um ensaio muito utilizado, pelos seguintes motivos:

.Simples e baratos;

.O ensaio não é destrutivo;

.O equipamento é relativamente barato;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com