TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principio Continuidade

Artigos Científicos: Principio Continuidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/3/2015  •  452 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Princípio da Entidade

Infelizmente muitos dos nossos empresários e administradores não praticam o Princípio da Entidade, uma vez que frequentemente misturam ou confundem finanças pessoais com finanças empresariais. Acham que a empresa é uma continuação da casa, do lar. O Princípio da Entidade versa justamente sobre o cuidado ou sobre a relevância em entender que as “coisas” da empresa não devem e não podem ter relação com as “coisas” dos donos ou sócios. Mas o que se vê é totalmente o contrário.

Exemplo1: alguns administradores fazem retiradas do caixa da empresa para pagar dívidas pessoais.

Exemplo2: Um casal mora num sobrado, na parte alta do mesmo. No nível da rua, exerce pequena atividade comercial. As contas de água, luz, telefone etc, vêm para o sobrado como um todo. O princípio da entidade manda que se faça um esforço para verificar, se necessário por critérios de rateio, qual parte das despesas que vieram numa conta só, indiscriminada, deve ser apropriada á entidade que exerce a atividade comercial e qual á entidade familiar.

Princípio da Continuidade

A continuidade significa que a Contabilidade efetua a avaliação do patrimônio e o registro das suas mutações considerando que a entidade, até evidências em contrário, terá sua vida continuada ao longo do tempo, ou seja, é a hipótese básica de que a entidade cujo patrimônio está sendo contabilizado não está destinada a liquidação ou a qualquer forma de extinção, mas, sim, a continuar operando por tempo indeterminado.

Isso não significa que em nenhuma situação se abandona a idéia da continuidade; é claro que quando existirem evidências de que a empresa irá se descontinuar em decorrência de dificuldade financeira, de deliberação dos próprios sócios ou de qualquer outra causa, esse fato terá então de ser necessariamente considerado. Entretanto, a partir do momento em que se trabalha com a hipótese de descontinuidade da empresa, a maioria dos demais princípios contábeis passa a não ser mais utilizada, e os princípios de avaliação e de classificação das demonstrações contábeis alteram-se completamente.

Exemplo1: Se não fosse a existência do Princípio Contábil da Continuidade, simplesmente não seria possível ter-se uma boa parte das despesas antecipadas, ou, ainda, o Imobilizado registrado pelo valor de aquisição. Na hipótese da descontinuidade, a única forma possível de avaliar os elementos ativos de um patrimônio é com base nos seus possíveis valores a serem obtidos em caso de sua efetiva alienação ou liquidação.

Exemplo2: A continuidade influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado, previsto ou previsível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com