TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Contabilida Segundo Cfc E O Cpc

Artigo: Principios Contabilida Segundo Cfc E O Cpc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 5

Os Princípios de Contabilidade Segundo o CFC e o CPC.

Introdução

O Comitê de Pronunciamento Contábeis (CFC), criado em 2005. O CPC considera dois pressupostos básicos: o Regime de Competência e a Continuidade . Também aborda Características qualitativas das Demonstrações Contábeis.

Os princípios para seus contadores no exercício da profissão teve o inicio no Estado Unidos,após a quebra da bolsa em Nova Iorque.No Brasil –IBRACON(instituto brasileiro de contadores) que teve uma participação importante para o inicio dos princípios o que ocorreu com a circular 179/72 do banco Central do Brasil.

Com a tendência recente de aperfeiçoar aquela resolução o ,CFC publicou a Resolução nº 750 , de 29 de dezembro de 1993,que define os Princípios Fundamentais de contabilidade –PFC de observância obrigatória da profissão.

Os princípios conforme a resolução CFC nº 750

O Patrimônio com objeto da contabilidade e afirma a Autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes , independentemente de pertencer a uma pessoa, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade ,com ou sem fins lucrativos.

O patrimônio pertence a Entidade ,mas a recíproca não e verdadeira. A soma ou agregação contábil de patrimônio autônomos não resulta em nova Entidade.

Continuidade

A Continuidade influencia o valor econômico dos ativos e em muitos casos o valor ou vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado , previsto ou previsível.

Oportunidade

Oportunidade refere-se , simultaneamente , a tempestividade e a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações , determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta ,independentemente das causas que as originaram.

Registro pelo valor original(custo histórico)

O Patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior , expressos a valor presente na moeda do pais , que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores , inclusive quando configurarem agregações ou decomposição no interior da entidade.

Atualização monetária (sem efeito)

Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis pelo ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.

Seus resultados são: A atualização monetária não representa nova avaliação mas o ajustamento dos valores originais; com o plano real a correção monetária foi extinta em 1995; a moeda embora aceita como medida de valor ,não representa unidade de constante em termos aquisitivos.

Competência

( Realização da receita versus confrontação da despesa).

As receitas e as despesas devem ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem independentemente de recebimento ou pagamento.O princípios da Competência determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento no patrimônio liquido estabelecendo as diretrizes para classificação das mutações patrimoniais resultantes da observância do Princípios da Oportunidade.

Prudência(conservadorismo)

Prudência determina a adoção do menor valor para os componentes do ativo e do maior para o passivo sempre que se apresentem alternativas igualmente validas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio liquido.Prudência se impõe a escolha da hipótese de que resulte menor patrimônio liquido quando se apresentarem opções igualmente aceitáveis diante dos demais.

A aplicação do Principio da Prudência ganha ênfase quando , para definição dos valores relativos as variações patrimoniais, devem ser feitas estimativas que envolvem incertezas de grau variável.

Pressupostos Básicos

Regime de competência.

O regime Contábil de competência , que considera que os efeitos das transações e outros eventos devam ser reconhecidos quando ocorrem e não quando o caixa ou outros financeiros são recebidos ou pagos.sendo lançados nos registros contábeis e reproduzidos nas demonstrações contábeis dos períodos a que se referem.

Pressuposto ao preparar as demonstrações contábeis para uma determinada entidade,normalmente ,esta se encontra em curso de suas atividades e continuara desta forma no futuro previsível , presumindo-se também que a entidade não tem intenção nem a necessidade de entrar em liquidação , nem diminuir materialmente o nível de suas operações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com