TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da Contabilidade

Monografias: Principios Da Contabilidade. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2013  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 7

Campos de atuação da contabilidade

A contabilidade surgiu juntamente com capitalismo, para registrar, acumular, resumir, e interpretar acréscimo e decréscimo de investimentos e fenômenos patrimoniais, econômicos e financeiros. Servindo também como instrumento de controle em países socialistas.

A contabilidade como ciência social deve ser a plicada, a todos seja pessoa física ou jurídica, com ou não finalidade lucrativa.

Sócios, acionistas e proprietários de cotas societárias de maneira geral.

São pessoas que estão inteiramente interessadas na rentabilidade de seus investimentos, que na maioria das vezes se encontram afastadas da direção da empresa. Sendo assim os relatórios elaborados pela contabilidade necessitam de respostas claras e resumidas para que suas perguntas freqüentes sejam respondidas, com a ajuda de um bom administrador em assembléias ou reuniões de sócios.

Por outro lado as sociedades em que os sócios estão ligados à área administrativa, a qualidade e o nível de informação são de mais variados aspectos, da gestão financeiras e econômicas das empresas.Tornando assim a contabilidade e as suas informações em um poderoso instrumento de trabalho para o administrador, para que ele possa tomar decisões com maior segurança.

A contabilidade pode desempenhar seu papel informativo em dois grandes ramos. Na contabilidade financeira onde os relatórios finais básicos são o balanço patrimonial.

É contabilidade gerencial, mais analítica incluindo em seu campo de atuação a contabilidade de custos, onde visa primeiramente à administração da empresa.

Bancos capitalistas, emprestadores de dinheiro.

Essas entidades são responsáveis em emprestar dinheiro para empresas, mediante a apresentação do balanço patrimonial.

Sendo assim se a empresa vier a operar com prejuízo ou insuficientemente, ela cuja única finalidade e a rentabilidade e a segurança de seu investimento, serão os primeiros a abrir mão do negócio.

Ou seja, a qualidade, quantidade, e o nível das informações terão maior valor para essas entidades.

Governo e economias governamentais.

Essas repartições são as mais interessadas nas informações contábeis, sendo elas relacionadas a tributos e a recadação de impostos, taxas e contribuições.

E também se interessam os economistas encarregados de análises globais ou setoriais, de nossa economia. Devido às analises econômicas por diversas unidades microeconômicas.

Pessoa Física.

Para essas pessoas a contabilidade, serve para controlar e organizar suas finanças. Ajudando na ordem e no equilíbrio de seus orçamentos domésticos.

Finalidade para as quais se usa a informação contábil.

Para planejamentos, as informações contidas nos relatórios de contabilidade são de grandes utilidades em ações futuras, em um planejamento empresarial, mesmo em casos de decisões mais isoladas.

Para controle da alta administração onde ela pode se certificar que a organização esta agindo em conformidade com os planos e políticas traçadas pelos danos de capital e pela administração.

O controle utiliza a informação contábil, da seguinte forma.

Como meio de comunicação, para informar a organização a respeito dos planos e políticas. Ou a ação que a administração deseja atribuir à organização.

Como meio de motivação, siguinifica que uma empresa não trabalha sozinha, ela será responsável por gerenciar o trabalho que esta sendo feito por outros.

E que a organização seja motivada a fazer o que a administração quer. Sendo assim a informação contábil pode auxiliar esse processo de motivação.

Verificações, a informação contábil pode auxiliar esse processo de avaliação periodicamente, para avaliar o serviço prestado pelos funcionários. È com base nessa avaliação pode ser realizado ações contra ou a favor dos mesmos.

Embora o desempenho humano não possa ser julgado por informações contidas em registros contábeis.

Especializações e funções contábeis típicas.

Planificação da contabilidade.

Para que uma empresa possa entrar em funcionamento organizacional e preciso de uma planificação geral contábil. Onde o contador faz verificações importantes sobre transações que talvez o corra. E planejar a maneira pela qual deverão ser registrados, sintetizados, e evidenciados. Formando um manual que deve ser observado obrigatoriamente.

Outro processo e o de escrituração onde a escolha depende do volume e da complexidade dos registros. O trabalho de planificar a contabilidade é um dos que exigem mais experiência, perspicácia e bom senso de contador.

Escritura contábil.

A importância de um profissional qualificado para tratar de problemas é necessária, mesmo que outros possam realizar o processo de escrituração através de computadores ou escriturários.

Esse processo deve ser supervisionado por um contador para que a qualidade das informações seja preservada, e com a rapidez em que elas acontecem.

Elaboração e interpretação de relatórios.

A elaboração desses relatórios nada mais é do que o registro de informações de resultados finais do processo da escrituração, fazendo parte da rotina contábil, sendo assim a finalidade de inserir os dados colhidos em relatórios, tendo de serem interpretadas por um profissional habilitado proporcionando aos administradores e os demais interessados informações relevantes para tomadas de decisão.

Mercados de trabalho do contador.

Para esses profissionais, o mercado de trabalho hoje no Brasil é um dos melhores, entre os profissionais liberais, principalmente no sentido financeiro. O papel do contador traz em si, das captações técnicas e profissionais inerentes, alta dose de ética, de prudência, zelo e, integridade.

Limitação do método contábil.

A informação contábil fornecida só terá utilidade desde que satisfaçam as necessidades da administração ou de outros interessados.

E a maior das suas limitações é a simplificação, onde podem não expressar a realidade econômica da entidade em seus relatórios. Às vezes pode fornecer um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com