TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da Contabilidade

Ensaios: Principios Da Contabilidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2014  •  393 Palavras (2 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 2

Os Princípios de Contabilidade Segundo o CFC

A emissão de pronunciamento sobre Principios de Contabildiade teve inicio dos Estados Unidos, após a quebra da Bolsa de Nova Iorque. Desde então, houve uma padronização de regras e normas. Em 14/03/08 o CPC e o CVM divulgaram um pronuncimanto conceitual básico tratando os princípios contábeis.

O Princípio da Entidade reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos patrimônios existentes, independentemente de pertencer a uma pessoa, um conjunto de pessoas, uma sociedade ou instituição de qualquer natureza ou finalidade, com ou sem fins lucrativos. Por conseqüência, nesta acepção, o patrimônio não se confunde com aquele dos seu sócios ou proprietários, no caso de sociedade ou instituição.

Princípio da Continuidade: deve ser considerada quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. A continuidade influencia o valor econômico dos ativos, especialmente quando a extinção da entidade tem prazo determinado ou previsível. Sua observância é indispensável a aplicação do Principio da Competência por se relacionar à quantificação dos componentes patrimoniais e a formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir capacidade futura de geração de resultado.

Principio da Oportunidade: refere-se a integridade do registro do patrimônio e das suas mutações, que este seja fato de imediato e com extensão correta, independente das causas que as originaram, tem que ser seguindo ao pé da letra, como alias tem que ser, por ser obrigação dos contadores e sua fiel observação.

Princípio do Registro pelo Valor Original: os componentes do patrimônio devem ser registrados pelos valores originais das transações com o mundo exterior, que serão mantidos na avaliação das variações patrimoniais posteriores, inclusive quando configurarem agregações ou decomposição no interior da entidade.

Princípio da Competência: determina quando as alterações no ativo ou no passivo resultam em aumento ou diminuição no patrimônio liquido, estabelecendo diretrizes para classificação das mutações patrimoniais, resultantes da observância dos princípios da oportunidade.

Princípios da Prudência: determina a adoção do menor valor para os componentes do Ativo e do maior para o Passivo, sempre que se apresentem alternativas igualmente validas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio liquido. Somente se aplica as mutações posteriores constituindo-se ordenamento indispensável a correta aplicação do Principio da Competência. O Principio da Prudência ganha ênfase quando para definir variações nos patrimônios da empresa, devem ser feitos estimativas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com