TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principios Da EaD

Dissertações: Principios Da EaD. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/12/2014  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  594 Visualizações

Página 1 de 3

Desde que a sala de aula passou a ser considerada como um espaço de construção de conhecimentos, foi necessário uma reconfiguração também dos papéis dos envolvidos neste processo, ou seja, precisou ser revista quais são as novas incumbências dos professores e dos alunos. Porém, na modalidade EaD, além do papel do professor e aluno, há também o do tutor, que auxilia o professor no exercício de seu trabalho como docente e desenvolve as dúvidas e questionamentos dos alunos na medida em que o professor tiver alguma dificuldade ou obstáculo em algum determinado momento.

O professor é aquele que organiza, planeja e aglutina questões que apareceram ao longo de sua prática pedagógica sistematizando-a de forma a garantir o domínio de novos conhecimentos pelo grupo de alunos envolvidos no processo. Alarcão (2004, p.30) dá a certeza de que estes profissionais têm como principais funções “[...] criar, estruturar e dinamizar situações de aprendizagem e estimular a aprendizagem e auto-confiança nas capacidades individuais para aprender [...]”

Ao analisar os Referenciais de Qualidade para Educação Superior a Distância (MEC, 2007, p. 20), podemos acrescentar a estas funções:

(a) estabelecer os fundamentos teóricos do projeto;

(b) selecionar e preparar todo o conteúdo curricular articulado a procedimentos;

(c) atividades pedagógicas; (c) identificar os objetivos referentes a competências cognitivas, habilidades e atitudes;

(d) definir bibliografia, videografia, iconografia, audiografia, tanto básicas quanto complementares;

(e) elaborar o material didático para programas a distância;

(f) realizar a gestão acadêmica do processo de ensino aprendizagem, em particular motivar, orientar, acompanhar e avaliar os estudantes;

(g) avaliar -se continuamente como profissional participante do coletivo de um projeto de ensino superior a distância.

Dessa forma, o professor pode se apoiar na EaD com os tutores, que auxiliarão o trabalho docente, sendo os responsáveis pelo acompanhamento e comunicação sistemática com os alunos, dessa forma, são eles o elo entre a relação professor, curso e aluno.

Os Referenciais de Qualidade do MEC para Educação Superior a Distância (MEC, 2007, p.21), definem o tutor como: “[...] um dos sujeitos que participa ativamente da prática pedagógica. Suas atividades desenvolvidas a distância e/ou presencialmente devem contribuir para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem e para o acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico”.

Podemos pensar então, que: aprendizagem é aquele que prevê a atuação de profissionais que ofereçam tutoria a distância e presencial. O tutor a distancia é aquele que esta distante geograficamente do aluno e exerce o seu trabalho somente via ambiente virtual de aprendizagem.

Se faz importante também, que os professores e tutores sejam capacitados, conhecendo os fundamentos da EaD e modelos de tutoria existentes, com isto, devem proporcionar aos aluno sentir como eles se sentem, suas dificuldades, angústias e desafios enfrentados, assim como apropriem-se das mídias e meios de comunicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com