TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Procesos Administrativos

Artigos Científicos: Procesos Administrativos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2013  •  7.131 Palavras (29 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 29

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de Educação a Distância

ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

3º SEMESTRE

PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Professora a Distância: Mônica Satoloni

Tutor a Distância: Samuel Gonçalves da Silva

Cuiabá/MT

Junho/2013

Etapa 1 Passo 1

INTRUDUÇÃO

Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importância e o conceito do Planejamento Empresarial, apresentando a definição de Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional, e também abordaremos sobre a importância da Organização, e a Direção da ação Empresarial.

Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar viável, escolher as melhores opções e definir entre as várias alternativas, o melhor curso de ação. Hoje o planejamento passa a ser a ferramenta mais valiosa para os Administradores que querem alcançar o sucesso na vida empresarial, pois em todas as nossas ações requer planejamento.

AS DEFINIÇÕES E OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

Planejamento é definir os objetivos e escolher antecipadamente o melhor curso de ação para alcança-las com o mínimo de esforço e custo, pois é através dele que a organização ou empresa define aonde quer chegar, o que deve ser feito para tanto, quando, como e em qual sequência. Pelo fato de lidar com o futuro não faz do planejamento um exercício de futurologia, mas de reconhecer que, como as ações presentes refletem necessariamente antecipações e presunções do futuro, essas antecipações e presunções devem ser feitas explicitamente e não subjetivamente, para que afaste qualquer sombra de dúvida.

Trata-se de combater a mentalidade simplista de soluções de problemas conforme vão surgindo nas organizações, tornando-as mais reativas às ocorrências do que proativas em relação prováveis aos eventos em um mundo repleto de mudanças cada vez mais rápidas e intempestivas. O papel do planejamento é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. Pois no fundo o planejamento é uma técnica de absorver a incerteza sobre o futuro e permitir maior consistência no desempenho das organizações.

Um planejamento bem elaborado oferece inúmeras vantagens à equipe de projetos. Tais como:

Permite controle apropriado.

Produtos e serviços entregues conforme requisitos exigidos pelo cliente.

Melhor coordenação das interfaces do projeto.

Possibilita resolução antecipada de problemas e conflitos.

Propicia um grau mais elevado de assertividade nas tomadas de decisão.

“Preparar-se para o inevitável, prevenindo o indesejável e controlando o que for controlável” (Peter Drucker).

Em resumo, o tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

Falar de planejamento é falar de algo bastante abrangente, que deve envolver toda a organização. Devido a esta abrangência, o planejamento pode ser classificado em tipos distintos, de acordo com sua utilidade. O plano pode ser de curto ou de longo prazo, pode envolver toda a empresa ou apenas uma tarefa, pode ser genérico ou detalhado, caracteriza-se em: Planejamento estratégico, Planejamento tático e o Planejamento operacional.

OS TIPOS DE PLANEJAMENTO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

O planejamento realizado no nível institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratégico. Os dirigentes, no nível institucional da empresa, estão voltados para a tarefa gerada pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral. O planejamento estratégico apresenta três características principais: é projetado no longo prazo, quase sempre o seu limiar cobre algo como 2 a 5 anos, em alguns casos chega a cobrir 10,15 ou 20 anos dependendo dos investimentos de longuíssimo prazo de empresas de capital intensivo.

Está voltado para as relações entre a empresa e o seu ambiente de tarefa: portanto sujeito á incerteza e a imprevisibilidade dos eventos ambientais. Por se defrontar com incertezas, o planejamento estratégico baseia suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais. Isso significa que existe um alto grau de subjetividade no planejamento estratégico. Em muitos casos as empresas, apostam no futuro com o planejamento estratégico.

Envolve a empresa como um todo: abarcando todos os seus recursos, no sentido de obter efeito sinergístico de todas as capacidades, competências e potencialidades da empresa. A resposta estratégica da empresa deve envolver sempre um comportamento global e sistêmico. Isso significa que o planejamento estratégico não é a soma dos planos táticos e operacionais. Pelo contrário, os planos táticos e operacionais constituem desdobramentos do planejamento estratégico. A razão? Não se trata de apenas somar, mas de aglutinar e integrar de tal forma que possa contribuir para o sucesso do plano estratégico da empresa através de resultados amplificados pela multiplicação de esforços. O planejamento estratégico exige sete etapas, são elas:

A determinação dos objetivos empresariais; a análise do ambiente; a análise interna da organização e de seus recursos; a geração e a avaliação e a seleção de alternativas estratégicas; a implementação da estratégia escolhida por meio dos planos táticos e operacionais; e sobre tudo, o acompanhamento dos resultados alcançados. O Balanced Scorecard (BSC) pode ajudar muito na gestão estratégica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado desenvolvidos pelas pessoas.

PLANEJAMENTO TÁTICO:

É o planejamento no nível intermediário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.5 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com