TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil

Trabalho Universitário: Processo Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/6/2014  •  1.734 Palavras (7 Páginas)  •  816 Visualizações

Página 1 de 7

, autor eClaudio...”

A)     R: A interpretação literal do art. 297 leva à resposta do descabimento da reconvenção, pq a petição inicial do contra ataque deve ser apresentada simultaneamente com a petição de resistência do réu ( contestação). É de se notar haver precedentes no STJ no sentido de admitir a reconvenção oferecida dentro do prazo legal, embora não simultaneamente encontra que a rejeição da convenção acarretaria propositura de uma ação autônoma pelo réu em face do autor e com solicitação de distribuição por dependência diante da manifesta conexão entre as causas, afrontando os princípios da celeridade e economia  processual.

B)      R: A ação é a natureza jurídica da reconvenção consistindo uma ação em verdadeiro contra ataque tendo por pressupostos, além das condições do legítimo exercício da ação e dos pressupostos processuais ( como qualquer ação) também, especificamente, competência do mesmo juízo, compatibilidade de procedimento, conexão com a ação principal ou com o fundamento da defesa.

 *Objetiva1) No prazo da contestação, autor e réu ingressam com petição requerendo a suspensão da instância, para tentativa de acordo. Nesse caso: R: O pedido de suspensão não é correto , com ou sem homologação do juiz.

*Objetiva 2) Considerando a contestação apresentada pelo réu em uma demanda q envolve reparação de danos causados por acidente de veículo ( rito sumário) , qual das matérias abaixo arroladas refere a uma  questão preliminar ( processual) a que:

R: O réu alega coisa julgada, face à ação anterior proposta pelo autor  da ação com a mesma causa de pedir , o mesmo pedido e entre as mesmas partes . ( matéria preliminar  art. 301, VI CPC)

 SEMANA 2

“ Gerson promoveu ação de conhecimento...”

A)     R: O réu apresentou defesa que estão no plano processual e no plano do direito material. No plano processual alegação de nulidade de citação e a litispendência, sendo certo q aquela é uma defesa é uma defesa processual ( preliminar) dilatória enquanto a litispendência é de natureza processual ( preliminar) peremptória. Por sua vez a defesa do não cumprimento de obrigação assumida de pagar prestações ajustadas no contrato, isto é, exceção de contrato não cumprido,  é defesa de mérito indireta ( plano material).

B)      R:  Dilatória e a preliminar de litispendência peremptória.

*Objetivas: 1ª Em relação à apresentação da contestação ao pedido do autor no último dia do prazo, é correto: letra B ( ainda q ela não conste na preliminar de litispendência, poderá o réu argüir esse fato em momento  posterior, e em peça autônoma. Nesta hipótese, competirá ao réu arcar c/ as custas pelo retardamento do feito).

*2ª Sobre contestação no rito procedimento sumário é incorreto: letra B ( a contestação, apenas por escrito, deverá ser oferecida na audiência de instrução e julgamento)

SEMANA 3

“ Gilberto promove ação de conhecimento pelo procedimento ordinário...”

A)     R: Exceção de incompetência e Contestação

B)     R: Sim será suspenso ( art. 265,III, CPC)

C)     R: In limine ( de início, de logo) Art. 310,CPC)

D)      R: O acolhimento do direito de retenção não leva ao julgamento de improcedência do pedido, mas a sentença embora julgando procedente o pedido  assegurará  o réu o direito de ser indenizado antes de ser obrigado  a devolver a coisa.

 *Objetiva 1) Em matéria de exceção é incorreto afirmar:

R: Letra D: As exceções de impedimento e suspeição tem tratamento legal diverso daquele previsto para a exceção de incompetência relativa , mas se submete à incidência do mesmo prazo preclusivo, no procedimento ordinário. ( art. 304 3 seg., CPC)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*Objetiva 2) Sobre reconvenção é correto afirmar:

R:  Letra A: oferecida a reconvenção, o autor reconvido será intimado, na pessoa de seu procurador, para contestá-lo no prazo de 15 dias. ( art. 315 e seg, CPC)

 SEMANA 4

“ Arnaldo, integrante de uma comunidade carente...”

A)     R: No procedimento dos juizados especiais o réu deverá apresentar a defesa de incompetência na própria contestação  ( art. 30 da Lei 9099/95) que só exige argüição de exceção de suspeição e impedimento do juiz na forma do procedimento do CPC.

B)      R: Sim, conforme art. 30 da L. 9099/95

C)      R: No âmbito de procedimento dos juizados especiais não cabe reconvenção do réu, devendo a postulação do réu em face do autor ser apresentada na própria contestação como pedido contraposto ( art. 17, § único e art. 31 L. 9099/95)

D)     Considerando o art. 9º da L. 9099 sendo a causa de valor inferior a 20 salários mínimos, não é preciso constituir advogado .

*    Objetiva 1) A audiência de instrução e julgamento ( AIJ) é ato passível de ser realizado nos procedimentos ordinário, sumário e no previsto pela L. 9099/95, dos Juizados Especiais Cíveis. R: Letra D: A contestação e a exceção de incompetência , que no juizados devem ser apresentados na AIJ, no procedimento ordinário já foram anteriormente apresentadas.

*Objetiva 2) Acerca do procedimento monitório, é correto afirmar:

R: Letra A: Acolhida a inicial, o juiz ordenará citação do réu para pagar ou entregar a coisa no prazo de 15 dias ( art. 1102, a,b, c CPC)

SEMANA 5

“ Promovida ação de conhecimento, pelo proc ordinário, por Thiago...”

A)     R: Trata-se de revelia irrelevante considerando os direitos indisponíveis de que é titular o Erário.

B)      R: A presunção da veracidade dos fatos na revelia relevante não impede o juiz de determinar  a prova que julgar necessária ao seu convencimento, logo, por maior razão pode determinar a produção de qualquer prova nos casos de revelia irrelevante, nas situações do art. 320 CPC c/c 130 CPC.

*Objetiva 1) A respeito da petição inicial e da resposta do réu, assinale a alternativa correta: R: Letra B: O não comparecimento do réu ao processo , para praticar uma das modalidades de resposta, gera de regra, presunção de veracidade dos fatos afirmados pelo autor e exonera o juiz de intimar o réu dos atos processuais praticados. No entanto, esse revel poderá intervir no proc em qualquer fase, recebendo-o no estado em que se encontrar.

*Objetiva 2) Sobre revelia é correto afirmar: R:Letra B: Na ação declaratória incidental proposta pelo réu, se o autor não oferece contestação será considerado revel.

 SEMANA 6

“ Foi proposta ação de conhecimento, pelo proc ordinário, por João em face de Tulio...”

A)     R: Determinar q o autor se manifeste em réplica ( art. 326 e 327 CPC) o que assegura o princípio  do devido processo legal e do contraditório para fins de sanção do vício.

B)      R: Considerando  que a prescrição hoje é tratada como matéria de ordem pública e haja vista que o processo é mero instrumento q permite a efetivação do direito, diante da prescrição o juiz está autorizado a dar sentença com resolução do mérito.

*Objetiva 1) A parte, que no curso do proc comum ordinário suscitar questão prejudicial e requerer ao juiz não apenas o exame , mas o julgamento dessa questão, que passará a integrar o dispositivo da sentença, deverá requere: R: Letra B: Sua declaração incidental por ação, para q se forme, quando a essa questão prejudicial, se formará apenas coisa julgada formal.

*Objetiva 2) Sobre previdências preliminares é incorreto afirmar: R: Letra C: A alegação de decadência e reconhecida pelo juiz autoriza-o a fazer o julgamento conforme o estado do processo sem necessidade de ouvir o autor da ação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Semana 7

“ Pedro ajuizou ação de conhecimento, p/ procedimento ordinário, em face de Gabriel...”

A)  R: verificando o juiz q o pedido do autor é juridicamente impossível diante do Art. 5º, XXXV, CF bem como Art. 585,§1º, CPC, proferirá julgamento conforme estado do processo ( Art. 267,VI c/c 329, CPC). Desnecessário o exame do pedido de tutela antecipada já que a impossibilidade jurídica do pedido é matéria do plano processual e peremptória ( ver Art. 301,X,CPC)

B)  Princípio do acesso à justiça, Princípio da celeridade processual ( q está ligado ao princ. da economia processual), Princípio da inafastabilidade ( impedir acesso à justiça).

* Objetivas- 1ª Em matéria de prescrição é correto afirmar: R: Letra C ( O juiz pode pronunciar, de ofício, a prescrição)

*2ª Indique alternativa correta em relação ao julgamento conforme o estado do processo R: Letra A ( O autor renuncia ao direito sobre que funda a ação)

 

Semana 8 “ Guilherme, menor impúbere, representado por sua mãe Maria Clara, promove ação de investigação de paternidade em face do Bernardo...”

A) Agiu corretamente o juiz ao determinar à força o exame de DNA? Justifique.

O juiz errou, pois ninguém é obrigado a construir provas contra si. De  acordo com a sumula 301 do STJ..

B) Como deve ser decidida a lide, considerando que houve recurso da decisão do juiz e que foi acolhido pela não realização forçada do aludido exame? Justifique.

Procedente, de acordo com a sumula 301 do STJ.

*Objetivas: 1ª Em relação à produção de prova analise as proposições abaixo:

I – a parte que alegar direito municipal, estadual, estrangeiro ou consuetudinário, provar-lhe-á o teor e a vigência, se assim determinar o juiz;

II – a recusa ilegítima quanto à exibição de documentos, por uma das partes, leva o juiz a admitir como verdadeiros os fatos que, por meio dos mesmos, a outra parte pretendia provar;

III – tratando-se de perícia complexa, que abranja mais de um perito e a parte indicar maisde um assistente técnico;

IV – é suspeita para testemunhar a pessoa que, por seus costumes, não é digna de fé. Indique a assertiva correta: Letra D ( todas corretas)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

*2ª: Quanto ao direito probatório, assinale a assertiva correta: Letra B ( o ônus da prova, quando se trata de contestação de assinatura falsa, incumbe à parte que produziu o documento)

Semana 10 ” Getúlio promoveu ação de divórcio litigioso em face de Sílvia, sob fundamento de insuportável convivência em comum...”

R: A) A sentença é nula e extra

réu ingressam com petição requerendo a suspensão da instância, para tentativa de acordo.

Xxxx xvhhhhh jhhu huh uh uvh vv bb b b b vc v v v v v v c v bbvbv v v v b b b bbvc vvcvfcbbvvv v v b bgdrtutb dfh ffuy yutsaf rerr wyyh jruii jgdew jfdew mfdw cjk nvjjf bdtgdsr nhhyug vfyg bfft bgdff gghgg hhhghyu hyhyu gyuuh vjghhy jggtyg vfgfdyy hgyuu bfhg bggh bghg ffrv ngjgu njjhh bkjjj xx xxxxxf ggyruvhb xgtyyui rhxxxx xxxxx h vbbhffd zxgghu jnjhgf gg cyn vgt jhg bgre nkjguy vdfdrwdvb .nvvgff gdsaaa uyree ouytrre iuytr ojhffd kjhg jhgff sextft hgfrfs dftgyhh hyhyjih jhugftg gg hhy uuyyyy hulha bom governo havia dado grife ggggh hyuuyyyy joguei juiz jurídica juiz um kg gdsaaa jhhu jure bege greve barra bar bar grande vgt vbbhffd h b jogo vfgfdyy CV com café da cidade vv são visto judeus grande beijo grande Hurt herdado loucura muito foifo

...

Baixar como  txt (11.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »