TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Civil

Monografias: Processo Civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  366 Visualizações

Página 1 de 6

a pergunta gera

Material de

Estudo

Comunidade

Acadêmica

Perguntas e

Respostas

Login

Cadastro

Direito processual civil IV (execução) - 2010

Enviado por: mell campy | comentários Arquivado no curso de Direito na FAGO

Download

Tweet

denunciar

(Parte 4 de 6)

Janeiro.

CASO 01 Creonte promove cumprimento de sentença em face de Marquinhos, na forma do art. 475-J, CPC.

Este último apresenta impugnação, ventilando uma das matérias previstas no art. 475-L do CPC, antes mesmo de ter sido efetuada a penhora. Creonte responde aduzindo que a impugnação deve ser rejeitada, eis que a dispensa da penhora somente incide nas hipóteses de embargos a execução, em razão do que prevê o art. 736 do CPC. Indaga-se: correta a linha de raciocínio desenvolvida por Creonte?

CASO 02 Bravo, ao requerer o início da fase executiva, foi surpreendido com a decisão do M. Juiz lotado no referido órgão jurisdicional, que assim determinou: “após o recolhimento de nova taxa judiciária, decidirei”. Bravo discorda do conteúdo desta decisão, por entender que o processo sincrético é uno e que esta despesa já foi recolhida por ocasião da deflagração da ação. Por este motivo, o seu advogado interpõe recurso de agravo. Indaga-se: o mesmo tem possibilidade de ser admitido e provido com base neste fundamento?

QUESTÕES OBJETIVAS Questão nº 01

Sobre o cumprimento ou execução de sentenças é correto afirmar que: a) o art. 461 do CPC não é mais aplicável em razão da Lei 1.232/05. b) os títulos executivos judiciais e extrajudiciais são executados pelo mesmo procedimento. c) o processo de execução é semelhante ao processo de conhecimento, pois definem direitos. d) a obrigação de pagar quantia certa determinada em sentença é cumprida como uma fase de exe- cução, sem gerar uma nova relação jurídica processual.

Questão nº 02

Assinale a alternativa correta, de acordo com a Lei nº 1.232/05: a) As maiores inovações ocorreram apenas na execução de título judicial que imponha obrigação de pagar entre particulares; b) as maiores inovações ocorreram apenas na execução de título judicial que imponha obrigação de fazer ou não fazer entre particulares; c) as maiores inovações ocorreram apenas na execução de título judicial que imponha obrigação de dar coisa certa entre particulares; d) as maiores inovações ocorreram apenas na execução de título extrajudicial que imponha obrigação de pagar entre particulares.

Semana 08

A execução por quantia certa fundada em título extrajudicial. Finalidade. A fase da proposição: petição inicial, fixação de honorários e citação. Parcelamento. Arresto.

Objetivos específicos Os alunos deverão, no final da aula, compreender o desenvolvimento da execução por quantia certa lastreada em título executivo extrajudicial, até a etapa expropriatória.

BIB LIOG R AFIA / JUR IS P R UDÊ NC IA: THEODORO JUNIOR, Humberto. Curso de Direito Processual Civil, vol. I, Forense, Rio de Janeiro;

CÂMARA, Alexandre de Freitas. Lições de Direito Processual Civil, vol. I, Lumen Juris. Rio de

Janeiro.

CASO 01 O Banco Fluminense de Fomento promove execução por quantia certa em face de devedor solvente,

Clodoaldo, seu correntista. A execução se funda em título executivo extrajudicial. O executado não é encontrado. Diante disto, o exeqüente postula a citação por edital do executado, com a única finalidade de provocar a interrupção da prescrição? INDAGA-SE:

a) Deve ser deferido o requerimento de citação por edital? Fundamente a resposta. b) Poderia o juiz determinar nesse caso a citação por hora certa? Fundamente a resposta.

CASO 02 Romeu promove execução por título judicial em face de Taranto, objetivando receber a quantia de R$

15.0,0 (quinze mil reais). Citado, manifesta interesse em parcelar a dívida, nos termos do art. 745-A, CPC. O juiz, no entanto, indefere este requerimento, sob o argumento de que este parcelamento é incompatível com a execução lastreada em título judicial.

INDAGA-SE: Correto o entendimento do magistrado, que indeferiu o parcelamento pretendido?

QUESTÕES OBJETIVAS Questão nº 01

Assinale a opção correta. O juiz, quando profere o despacho liminar de conteúdo positivo (“cite-se”) em execução de título extrajudicial, deve também:

a) intimar o devedor para indicar bens passíveis de penhora. b) requerer a expedição de precatório. c) fixar data e horário para a alienação em hasta pública dos bens que serão penhorados. d) fixar os honorários advocatícios, na forma do art. 20,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com