TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo De Construção Civil

Monografias: Processo De Construção Civil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  1.058 Palavras (5 Páginas)  •  832 Visualizações

Página 1 de 5

Medidores de vazão

São todos os dispositivos que permitem de forma indireta determinar o volume de fluido que passa através de uma dada sessão de escoamento por unidade de tempo (m3/s). A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas.

O principio de funcionamento de um medidor de vazão pode ser baseado em um dos seguintes fundamentos:

• Pesagem – Baseia-se no fato de que a vazão pode ser determinada a partir do fluxo de massa que atravessa uma sessão durante um intervalo de tempo.

• Força de Arrasto – Baseia-se no fato de uma força de arrasto ser proporcional ao quadro da velocidade media do escoamento na sessão. Um dispositivo que emprega este método é denominado rotâmetro.

• Equação de energia – Consiste em alteração a sessão de escoamento para que sejam verificadas variações nos termos da equação da energia aplicada entre estas sessões de cada tipo de medidor. Dentre os medidores de vazão que empregam este fundamento estão: vertedouro, placa de orifício, bocal, tubo Venturi.

Tipos de medidores de vazão

Tubo de pitot.

O tubo de Pitot é empregado para medição de velocidades principalmente em escoamento de gases como, por exemplo, na aviação. Basicamente, é um tubo instalado paralelamente ao vento relativo e com um orifício voltado diretamente para o fluxo de ar resultante da velocidade aerodinâmica da aeronave. Esse orifício se comunica com o interior de uma cápsula aneroide, instalada no velocímetro da aeronave. A caixa do instrumento recebe a pressão estática do ar de uma fonte estática, que não é afetada pela variação de velocidade da aeronave.

Tubo de Venturi

O tubo de Venturi é um aparato para medir a velocidade do escoamento e a vazão de um líquido incompressível através da variação da pressão durante a passagem deste líquido por um tubo de seção mais larga e depois por outro de seção mais estreita. Este efeito é explicado pelo princípio de Bernoulli e no princípio da continuidade da massa. Se o fluxo de um fluido é constante, mas sua área de escoamento diminui então necessariamente, sua velocidade aumenta. Para o teorema a conservação da energia se a energia cinética aumenta, a energia determinada pelo valor da pressão diminui.

Calhas Parshall

O medidor tipo calha de Parshall é um tipo de Venturi aberto que mede a altura estática do fluxo. É um medidor mais vantajoso porque apresenta menor perda de carga e serve para medir fluídos com sólidos em suspensão.

Medidores Coriolis

O nome Coriolis se deve a Gustav Gaspar de Coriolis (1792-1843), um Cientista e Matemático Francês conhecido pelo seu trabalho sobre o efeito Coriolis, entre vários outros trabalhos ele foi o primeiro a determinar o trabalho como produto da força e distância.

O que Coriolis descreveu que:

“Um corpo em movimento dentro de um sistema em rotação sofre um desvio lateral causado pelo movimento rotacional, a essa força deu-se o nome de Força Coriolis”.

O fato mais importante é que a força coriolis é proporcional e a velocidade e a massa do corpo em movimento sobre o sistema.

Quando a vazão por dentro do tubo for igual a zero, ou seja, sem movimento linear, não haverá atuação da força coriolis, por outro lado, assim que fluido começar a fluir pelo tubo, teremos uma clara deformação sobre os tubos.

A deformação causada é proporcional à taxa de vazãomássica de produto que está passando pelo tubo de medição.

Medidores Eletromagnéticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com