TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Producao Do Aco E Do Cobre

Trabalho Universitário: Producao Do Aco E Do Cobre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  3.447 Visualizações

Página 1 de 2

Muitos metais sao obtidos por meio de transformacoes quimicas doa minerais que os contem, como e o caso do ferro (Fe), que podede ser extraido do Fe2O3 (oxido de ferro III),principal componente do minerio hematita.Para que essa transformacao quimica ocorra, e necessario o fornecimento de energia.Nas siderurgicas, essa energia e proveniente da queima do carvao (C).Essa transformacao e realizada em. grandea fornos - os altos fornos . A queima do carvo; alem de liberar energia termica que provoca aumento de temperatura ate aproximadamente 1500°C, fundindo o minerio , tambem produz i reagente. Monoxido de carbono, que vai interagir com o minerio e formar o ferro.Este sai liquifo do alto forno e e chamadi de ferro gusa ou ferri de primeira fusao.

As materias primas utilizadas para a producao do acvo sao o ninerio de fero,o carvao e o calcario.Este ultimo reage con impurezas do minerio, como a silica, formabdo a escoria, que pode ser usada cono materia prim para a fabricacao de cimento.

O ferro gusa e levado para a aciaria em estado liquido, para aer transflrmado em aco mediante a retirada de impurezas e adicao de outras subatancias.

O aco e utilizado na producao de nateriais siderurgicos empregados pela industria de transformacao, como as chapas grossas e finas , bobinas, vergalhoea, arames, barras etc .

Alem do ferro, un metal muito ultilixado ba industria e o cibre, para a producao de fios; cabos eletricos e ligas metalicas, como o latao e o bronze.

A calcosita (composta principalmente de Cu2S) e a calcopirita ( composta principalmente de CuFeS2) sao minerios utilizados na producao do cobre metalico.Ao utilizar se a calcopirita, as transformacoes quimicas envolvem a lriducao de sulfeto de cobreI, que e aquecido na presenca de kxigenio, produzindo o cobre metalivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com