TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção

Artigos Científicos: Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 13

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

JUCIUS, Michael J., SCHLENDER, William E. Introdução à Administração:

elementos da ação administrativa. Cap.8, pág. 142-173. Ed. Atlas, 1986.

SLACK, Nigel, CHAMBERS,Stuart, JOHNSTON, Robert - Administração da Produção: ATLAS, 2ª edição de 2002; DAVIS, M., AQUILANO, N & Chase, R. - Fundamentos da Administração, cap. 2.

PAPEL ESTRATÉGICO E OBJETIVOS DA PRODUÇÃO

OBJETIVOS

Os objetivos presentes no capítulo “Papel Estratégico e Objetivos da Produção”, visam analisar ou ainda levantar em questão a importância da função produção e como esta pode influenciar na competitividade ou na direção estratégica de uma empresa.

Tais objetivos abordados são de primordial importância se uma organização deseja alcançar uma produção de qualidade com longo prazo de aceitação pelo mercado consumidor. Para isso, são discutidos e analisados os conceitos e a aplicação de cada uma das principais cinco metas de desempenho presentes na função produção tais como qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.

O estudo deste capítulo ainda colabora para uma aplicação prática e eficiente dos objetivos operacionais e análise detalhada, entretanto de forma sintética, dos benefícios internos e externos que uma operação adquire com o alcance de cada objetivo durante o desempenho.

As buscas pelo alcance das metas em uma empresa visam não somente a obtenção dos lucros, mas a manutenção da produção de forma objetiva, eficiente e de qualidade, sem o cometimento de erros que possam acarretar gastos sejam eles de tempo e capital ou desgaste da própria imagem da organização mediante aos consumidores de seus produtos sejam estes tangíveis ou intangíveis e, visto que, em um plano deve-se primeiramente decidir qual será o resultado a obter, esses objetivos se tornam um ponto essencial ao planejamento, assim, pode-se afirmar que tais objetivos quando tratados de forma clara a todos os atores da produção direcionam, tornam consistentes e equilibram as atividades da empresa proporcionando bases à execução de outras funções da produção.

METODOLOGIA

Para maiores esclarecimentos, a cada objetivo em destaque no capítulo, a metodologia utilizada envolve conceitos e exemplos de aplicação. São destacados ainda os efeitos internos e externos e a influência destes na relação entre empresa e cliente ou ainda entre a produção da empresa e a avaliação ou possíveis avaliações que o consumidor faz da organização mediante o consumo do seu produto sendo tal avaliação aplicada a bens ou serviços durante todo o percurso. São utilizados fatos corriqueiros.

Como exemplo pode-se citar entrega de um produto por uma empresa qualquer, a qual entrega o pedido errado perdendo a vantagem de qualidade, a vantagem rapidez, uma vez que o cliente não estaria recebendo realmente o produto no prazo determinado no ato da compra, quebrando, assim, com a confiança depositada na empresa.

Sendo assim, de imediato tais acontecimentos levariam a introdução da flexibilidade, portanto exigindo condições para uma mudança rápida de situação para evitar danos maiores e, por conseguinte, isto implicaria num custo maior à empresa devido ao retorno da mercadoria à empresa, se o cliente não efetuar o cancelamento da compra.

Com fatos como esse citado no parágrafo acima, verifica-se a importância da comunicação eficiente entre as partes dentro de um processo produtivo e de aplicação correta da função produção, uma vez ser esta a produtora de bens e serviços demandados pelos consumidores.

PERCURSO ANALÍTICO

Ao longo da história da humanidade, o homem sempre foi colocado diante de incertezas. Procurou cercar-se de alguma garantia para suportar a angústia do futuro. Dúvida, receio e medo do futuro são características da natureza humana. Criar mecanismos para suportar tudo isso foi a saída encontrada pelo homem.

O planejamento do amanhã à medida que ganhou espaço nas organizações, começou a ser visto pela maioria das pessoas como atividade científica de previsão do futuro.

A estratégia não pode ser definida por meio de processos sistemáticos. Uma estratégia diz respeito a preferências, escolhas e competição, e não a um exercício de lógica aplicada. É uma perspectiva compartilhada a respeito de intenções futuras.

Nunca há tempo para fazer algo certo na primeira vez, mas sempre há tempo para fazê-lo novamente. É por isso que o planejamento é vital para uma organização. O planejamento estratégico é uma atividade de gestão que integra o processo de administrar. Não se planeja usando fórmulas mágicas, crendices e outros artifícios semelhantes.

Para planejar e obter sucesso, são necessários três requisitos: inteligência de mercado, agilidade na execução dos planos, adaptabilidade nas manobras.

Em um plano estratégico trabalha-se com marketing, produtos e marcas. O marketing interage com o mecanismo produtivo e de oferta, integrando produção, vendas, comércio, canais, promoções e mercado, influenciando assim, na decisão estratégica da organização.

PAPEL DA FUNÇÃO PRODUÇÃO

A busca da competitividade pelas organizações tem oportunizado o desenvolvimento teórico e a adoção de novas práticas gerenciais. A evolução do conhecimento tem colocado a visão estratégica como um requisito relevante para a obtenção de resultados satisfatórios na gestão empresarial. As diversas áreas funcionais trazem suas contribuições para a gestão estratégica, entre elas, mais recentemente, está a produção.

Nas organizações, a função produção exerce papel central por ser responsável pela produção de bens e serviços demandados pelos consumidores, constituindo a razão da existência da empresa. Entretanto, outras funções como compras e desenvolvimento de produto, possuem responsabilidades relevantes para o funcionamento das organizações. Ao interagirem para cumprirem com objetivos organizacionais comuns, as funções adotam atividades e assumem responsabilidades distintas entre as organizações.

O propósito fundamental

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com