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Por:   •  27/3/2015  •  888 Palavras (4 Páginas)  •  963 Visualizações

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EDUCAR PARA A VIDA OU PARA O TRABALHO?*

José Adir Lins Machado1

Por mais que os índices de formação escolar atuais estejam

constantemente apresentando melhorias, e com isso consigamos importantes

avanços tecnológicos e científicos, os problemas éticos e sociais parecem não

apresentar os mesmos progressos e sinalizam que há um distanciamento entre

a visão de mundo atual e a construção de um mundo melhor e mais justo.

Vemos isso diariamente nos jornais e revistas quando pessoas com ótima

formação escolar saem algemadas de suas casas e vão parar no banco dos

réus

Um dos motivos disso estar acontecendo pode ser porque as virtudes

originariamente presentes na transmissão do saber foram adquirindo finalidade

prática ou então foram substituídas por outras com este fim, de modo que

honra, coragem e prudência, por exemplo, cederam lugar, à excelência em

atendimento, ao despertar necessidades e à empatia com o cliente, pois o

outro é agora um cliente ou consumidor; um instrumento para se adquirir

recursos, uma vez que o relacionamento passa a ser intermediado pelo

elemento econômico ou pelo recurso financeiro.

Nos dias atuais, parece que o sucesso acadêmico está sendo medido

mais pelo sucesso financeiro do que pela melhoria de caráter do cidadão.

Porém, acima do julgamento acerca do aspecto positivo ou negativo de tais

mudanças, cabe o despertar da consciência acerca do modo como isto poderá

nos auxiliar permitindo antever, tanto quanto possível, a educação do futuro. Só

conhecendo o passado, vivendo o presente e buscando antever o futuro é que

poderemos tê-lo mais próximo de nossas mãos e não sermos por ele

surpreendidos.

Queremos com isso mostrar que a educação é o princípio por meio do

qual a comunidade humana conserva e transmite a sua peculiaridade pela

vontade consciente e a razão. Uma educação consciente eleva a capacidade a

um nível superior e cria melhores formas de existência humana. Na educação a

força vital criadora atinge um alto grau de intensidade através do conhecimento

e da vontade, dirigida para a consecução de um fim. A educação pertence por

essência à comunidade, faz parte do caráter comunitário do homem

enquanto zwon politikon (zoon politikon – animal político) e é fonte de toda

ação e de todo comportamento. O influxo da comunidade tem força maior no

educar entendido como resultado da consciência viva de uma comunidade

humana. A educação participa no crescimento da sociedade, pois a história da

educação está condicionada pela transformação dos valores para cada

sociedade.

Educação e cultura

Contudo, a educação fica impossibilitada de ocorrer quando a tradição é

destruída, e é bom lembrar que a estabilidade também pode ser indício de

* Texto elaborado com a finalidade de servir como subsídio aos alunos da Unopar – EAD, curso

de Pedagogia, 1º e 2º semestres de 2015, na elaboração da produção textual individual.

1 Professor de filosofia da Unopar – EAD.

momentos finais de uma cultura. Qualquer povo altamente organizado tem um

sistema educativo, mas nenhum igual ao ideal grego de formação humana.

Falar de uma multiplicidade de culturas pré-helênicas é uma falsificação

histórica, pois o mundo que se inicia com os gregos é, pela primeira vez de

modo consciente, um ideal de cultura como princípio formativo.

O que hoje denominamos cultura não passa de um produto deteriorado.

A Paidéia não é para os gregos um “aspecto exterior da vida” e por isto convém

nos assegurarmos do seu autêntico sentido. É preciso voltar os olhos para as

fontes de onde brota o impulso criador do nosso povo. Colocar conhecimentos

...

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