TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção

Por:   •  27/10/2015  •  Resenha  •  494 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

Como as operações produtivas diferem uma da outra?

As operações produtivas diferem uma da outra em diversos parâmetros, mesmo todas sendo diretamente interligadas. Em termo de volume de seus recursos de saída é inversamente proporcional ao custo da produção, isto é, volume alto geralmente tem como consequência custo baixo. Para que as operações produtivas se diferenciem uma das outras, se faz necessário a organização dos fatores de produção considerando o que o consumidor tem como maior preferência. A visibilidade, a confiabilidade, a qualidade, a velocidade e o custo, tornam-se os fatores que garantirão maior eficácia no processo produtivo.

Diferem-se também na variedade dos outputs que produzem, pois quanto menor a variedade, menor o custo. Todas as operações variam de acordo com a pluralidade da demanda com a qual elas precisam lidar, uma vez que, quando esta existe com uma variedade significativa, acarreta um custo maior na produção, portanto uma variação baixa é geralmente associada a um custo baixo no processo produtivo. Em termos de grau que possuem com o cliente, as operações produtivas diferem-se uma das outras também, pois baixa visibilidade ou um baixo contato com o cliente normalmente é associado a custo menor. A visibilidade do produto contribui para melhor venda, assim como a variedade dos produtos. Estipular um preço acessível tornará os produtos atrativos ao cliente, garantindo uma lucratividade maior, e assim, acarretando uma sucessão de outros benefícios. Para que tudo isso aconteça é preciso dispor de uma boa estratégia.

Quais são as responsabilidades dos gerentes de produção?

O gerente de produção planeja e organiza a produção como um todo, desde a matéria prima até a entrega do produto ao consumidor. Processa e transforma as etapas do processo produtivo, inteirando-se das previsões para enviar as informações tanto para os liderados como para as empresas terceirizadas. O gerente de produção precisa ter uma visão clara e objetiva do processo, levando em consideração os fatores necessários para o desempenho, sendo estes a qualidade, velocidade, flexibilidade, confiabilidade e o custo. Estar atento a esses fatores é imprescindível, pois todos eles estão interligados e influenciam na finalização do produto. Diante de uma situação ou desvio do que foi planejado, é função do gerente de produção a iniciativa de tomar decisões rápidas e objetivas para evitar desperdícios de recursos e prejuízos.   Os objetivos da produção precisam estar claros e definidos, para que o gestor possa administrá-los bem, definindo estratégias que direcionam a ação operacional. Gerencia o processo produtivo e utiliza como referência seus objetivos estratégicos para melhorar o desempenho da operação, combinando as atividades maiores e menores de melhorias. Ainda assim precisa lidar com as outras áreas funcionais envolvidas no negócio, trabalhando em conjunto com cada profissional para obter um bom funcionamento produtivo. É de suma importância que o gestor da produção esteja ciente da responsabilidade ambiental e social da empresa, utilizando a gestão do conhecimento e os aparatos tecnológicos para amenizar os custos e desperdícios no processo produtivo, garantindo uma maior lucratividade e diminuindo os impactos ambientais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (81.9 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com