TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção De Cachaça

Artigos Científicos: Produção De Cachaça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/10/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 3

Processo de Produção de cachaça

A visita técnica realizada no dia 23 de Setembro de 2014 (terça-feira) a Cachaça Mineiríssima, situada na cidade de São João do Pacuí-MG, pelos alunos do 3º ano do curso técnico Integrado em Química,ministrado pela professora Renata Melo, teve como objetivo, observar na prática o que já havia sido estudado em sala de aula ,o processo artesanal da produção de cachaça.

O processo de produção da cachaça pode ser muito bem entendido á explicação do alambiqueiro, e as dúvidas dos alunos foram sanadas pelo mesmo, o processo então muito bem compreendido.

Segundo, o alambiqueiro a cana-de-açúcar chega á fabrica oriundas de canaviais em Coração de Jesus e São João do Pacuí, esta tem sofre o processo de moagem em um prazo de 24 a 36 horas ao máximo, após o corte, para que não haja deterioração da mesma.

(Engenho de cana-de-açúcar)

Após a moagem, o caldo de cana, é filtrado e decantado, para que haja ajuste do mostro/correção do ºBrix (teor de açúcar), para que a concentração de sacarose esteja a 15ºBrix, inicialmente, o ºBrix do caldo é em torno de 23ºBrix, e após a diluição passa-se a ser 15ºBrix.

O ºBrix é aferido com um instrumento denominado Sacarímetro de Brix.

Em seguida o mostro permanece fermentando em torno 12 a 24 horas, em uma temperatura em torno de 28 a 35ºC, e usa-se o fubá de milho e o farelo de arroz, com o propósito de aumentar a quantidade de nutrientes para as leveduras, além disso, o fubá de milho reduz a acidez total do destilado melhorando a sua qualidade. Como o processo de fermentação da cachaça artesanal é natural, não se adiciona nenhum aditivo químico e as leveduras que irão agir no mostro são provenientes do ar. Em explicação do alambiqueiro em 400 litros de mostro produz 40 litros de cachaça.

(processo de fermentação)

Uma vez fermentado - a etapa é perceptível, pois há formação de bolhas uniformes e surgi um aroma agradável. O mostro nessa etapa seu ºBrix está em 0ºBrix, e sua temperatura entre 25 a 30ºC.

Em seguida o mostro já fermentado, passa pelo processo de destilação no alambique, onde será aquecido e produzirá vapores de álcool e outras substâncias voláteis, como os aldeídos, por exemplo. Tais vapores são resfriados e se condensam, de modo que a fase inicial da cachaça é denominada de “cabeça”, que possui uma grande quantidade de substâncias mais voláteis que o álcool, além de possuir cerca de 60 a 70º GL. A cachaça inicial é descartada por ser imprópria pra o consumo. A destilação é feita com o objetivo de aumentar o teor alcoólico do fermentado de cana.

A segunda fase da destilação produz o chamado “coração” da cachaça, fase esta considerada de boa qualidade, já que apresenta 45 a 50º GL, este consiste cerca de 10% do destilado. A última fração do destilado denominada “calda”, que possui baixo teor alcoólico, esta é submetida novamente ao processo de destilação.

A cachaça deve ser armazenada com a concentração alcoólica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com