TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual

Exames: Produção Textual Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2013  •  1.968 Palavras (8 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A ampla discussão que atualmente se presencia sobre a ética nos negócios nos remete a pesquisar o que esta prática pode trazer de valor para as empresas. O presente trabalho traz à discussão, a elaboração de códigos de ética como ferramentas para o sucesso de mudança de valores nas organizações. O estudo da ética pode ser fracionado em diversos itens, todavia, tendo em vista o objetivo deste trabalho, analisaremos a ética profissional e processual de todos os partícipes interligados ao campo da Administração.

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade, tarefa difícil de entender é uma pessoa sendo ética para si mesma, pois a pessoa ética assim o é perante a sociedade.

ÉTICA PROFISSIONAL

Define-se ética profissional um conjunto de normas morais pelas qual o indivíduo deve orientar seu comportamento na profissão que exerce. A Ética é de fundamental importância em todas as profissões, e para todo ser humano, para que possamos viver relativamente bem em sociedade. Com o crescimento desenfreado do mundo globalizado, muitas das vezes deixamos nos levar pela pressão exercida em busca de produção, pois o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, e às vezes não nos deixa tempo para refletir sobre nossas atitudes. Temos que ter a consciência de que nossos atos podem influenciar na vida dos outros e que nossa liberdade acarreta em responsabilidade. De forma ampla a Ética é definida como a explicitação teórica do fundamento último do agir humano na busca do bem comum e da realização individual.

De acordo com conhecimentos voltados à ética e o perfil do Profissional de Administração responda as seguintes quentões:

1) Analisando o Código de Ética Profissional do Administrador, é evidente a preocupação da boa conduta do Gestor quando do desenvolvimento de suas atividades, bem como de todos os seus deveres e direitos propostos. Desta forma, enquanto um “profissional em formação”, como você poderia apresentar a importância deste código dentro da área profissional? Como você compreende a sua utilização no meio empresarial?

Analisando o Código de Ética Profissional do Administrador percebemos a suma importância do administrador, onde irá decidir os rumos que dará uma empresa.

No mundo da administração a ética é de fundamental precisão, pois constitui o conjunto de valores ou princípios morais que define o que é certo e o que é errado para uma pessoa, grupo ou organização.

Assim nós como profissionais em formação, devemos ser éticos e ao mesmo tempo usando de nossas inúmeras habilidade de acordo com normas éticas e morais para exercê-las em nosso meio organizacional.

Compreendemos a sua utilização no meio empresarial como imprescindível para o seu desenvolvimento e crescimento no campo dos negócios, e que só o lucro não faz a empresa andar é preciso que se aja de forma ética.

Ética Empresarial é a alma do negócio.

2) Como já dizia o grande filósofo Confúcio: “Em todas as coisas, o sucesso depende da prévia preparação”. Diante de tal fato, que conhecimentos e habilidades você espera que o curso lhe ofereça como forma de capacitação profissional, necessários na sua formação e que também atenda aos dispositivos do Código de Ética?

Preparar-nos através de uma formação profissional para que possamos aprimorar nossas habilidades para executar funções especificas de mandadas pelo mercado de trabalho.

No mundo atual e globalizado que vivemos, o mercado de trabalho mostra-se cada vez mais exigente, e a busca por uma colocação profissional não é mais uma questão de empenho ou de sorte, e sim de qualificação. A qualificação profissional deve ser vista como fator determinante para o futuro daqueles que estão buscando uma colocação no mercado de trabalho, sendo ainda de suma importância aos que buscam manter a posição ocupada, alimentando chances reais de crescimento nas corporações, o que nos leva a crêr que a medida que o tempo passa e o mundo evolui, muito além da experiência, adquirir e renovar conhecimento torna-se inevitável.

3) De acordo com todas as disposições que o Código apresenta e utilizando também de outras formas de pesquisa, qual seria o Perfil adequado de um profissional em Administração?

O Administrador também precisa ter perfil para administrar. Se ele não tiver esse perfil, estará sujeito a funções abaixo das expectativas dentro da organização, ou seja, o administrador precisa ter de fato uma personalidade administrativa, enfim perfil de administrador.

O perfil de administrador na atualidade apresenta uma série de características que vão determinar o seu sucesso ou não como administrador, entre elas estão:

• Ousado, encarando os desafios e analisando os melhores caminhos a seguir.

• Decidido, atento às mudanças que acontecem no mercado a fim de aproveitar as oportunidades.

• Observador, conhecer o mercado, suas tendências.

• Curioso, aproveitar e usar todas as informações que puder de maneira que ajude a alcançar os objetivos.

• Organizado, utilizando os recursos humanos, materiais e financeiros de forma lógica e racional facilitando o trabalho e economizando tempo e dinheiro.

• Líder, definindo os objetivos de forma clara, com visão, energia, determinação e autoconfiança, no entanto acima de tudo agindo, afinal pensar e agir andam de mãos dadas.

• Talentoso, usar todos os recursos de forma eficiente e eficaz.

• Independente, lutando por seus ideais, competindo e preparado para perder ou ganhar.

• Otimista, avaliando os pontos positivos e negativos de seus projetos. Ser otimista é uma das mais belas qualidades do ser humano, pois traz à persistência, a garra, a visão de conseguir.

3.1) Quais as habilidades e competências são importantes para destacar este profissional dos demais administradores?

O Administrador deverá, cada vez mais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com