TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual

Exames: Produção Textual Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.978 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

O presente trabalho visa tratar de assuntos relacionados a administração, a contabilidade dos custos, a introdução de contabilidade e a matemática financeiro. Abordaremos no inicio um pouco da história de como o homem controlava seu patrimônio, e como foi feita a evolução, no decorrer dos tempos até chegarmos aos custos dentro de uma empresa nos dias de hoje, qual importância do mesmo para as grandes corporações e a ligação de um tema a outro, pois veremos que uma organização bem planejada, leva a grandes lucros e uma clientela satisfeita, os métodos, mais conhecidos como o ABC, RKW, qual o mais eficiente e o mais utilizado no Brasil, na opinião de alguns autores. Será feito também um breve levantamento da importância não só dos custos, mas da contabilidade dentro das empresas e para qualquer profissional da área de gestão e até mesmo para as pessoas físicas, se utilizando a mesma para tomadas de decisões, independente do tamanho da empresa.

Por fim, com tudo isso não pode deixar de analisar no presente trabalho sobre a importância da matemática financeira, visto que ela esta presente no dia a dia de cada um de nós e com toda imponência dentro das pequenas e grandes corporações, abordaremos seu conceito e seus objetivos, os diversos lugares nos quais se aplicam tanto a contabilidade como a matemática.

2.0 CONHECIMENTOS DE CUSTOS, CONTABILIDADE E MATEMATICA FINANCEIRA DENTRO DE UMA EMPRESA.

Na história, já se conhece que desde o inicio o homem já controlava seu patrimônio, em tábuas de argila ou utilizando-se de pedras para contabilizar rebanhos. Com a evolução dos tempos eles passaram a permutar mercadoria até ao ponto que, visando cada vez mais lucro começaram a não permutar mais e sim a trabalhar com compra e venda e se a venda fosse superior ao da compra eles tinham a obtenção do lucro. Porém passando-se os tempos e chegando a revolução industrial e suas produções mecanizadas, foi observado que haveria outros custos além da compra da matéria prima, que seriam custos com luz, água, mão de obra, enfim tudo deveria estar embutido no preço para obtenção do lucro. Neste momento em que a atividade econômica esta a todo vapor, surge à contabilidade dos custos, que veio então solucionar problemas relativos aos custos dos produtos produzidos. Aqui a finalidade da contabilidade era contabilizar custos de produto, mas com o passar do tempo ela passou a ser uma ferramenta de grande utilidade na gestão empresarial, fornecendo informações para as grandes tomadas de decisões dentro das empresas.

Dentro deste breve contexto histórico, podemos observar que o conhecimento dos custos de uma empresa pode não só contribuir, como é de grande relevância para uma gestão bem sucedida, pois, toda empresa que almeja lucros, sabe que é necessário planejamento e controle empresarial. A administração de custos é parte da empresa e incluem programas para a satisfação do cliente, decisões estratégicas, pois o sucesso depende da criação de valores para os clientes, para que estas possam se diferenciar dos competidores, através de estratégias especificas, combinando as próprias capacidades com as oportunidades de mercado. Surgindo para tais estratégias uma gestão econômica como a GECON e os métodos ABC E O RKW, que veremos logo mais abaixo as definições e as funções de cada um dentro da empresa.

Com isso, observamos que GECON (gestão econômica), que significa administração por resultados é um modelo de mensuração de custos baseado em gestão por resultados econômicos. O objetivo é adequar os modelos de gestão na realidade atual do empresariado, também permite fazer a simulação, planejamento e controle. A empresa que possui um modelo de gestão empresarial possui um guia onde estão todos os princípios e regras básicas que regerão todos os seus exercícios e atividades ao longo dos anos, princípios estes que podem ser alterados dependendo das mudanças e evoluções. Para o GECON as avaliações dependem do desempenho entre os resultados econômicos gerados pelas atividades desempenhadas por cada gestor em sua área de responsabilidade com os resultados planejados, todas as áreas da empresa tem uma contribuição importante para um resultado global. Já no que se refere ao método ABC, conhecido como Activity Based Costing ou Custeio Baseado em Atividades, tem o objetivo de precisar as atividades desenvolvidas dentro da empresa, tanto na área industrial, como na de serviços ou área comercial, uma vez que ele direciona as despesas e os custos indiretos de uma maneira mais realista. Este método concentra-se nos gastos indiretos e oferece suporte as decisões gerenciais, apesar de ser um método eficiente, com excelentes resultados, é o que possui preço muito elevado, o que faz com a maioria das empresas procurem soluções mais baratas. Enquanto nos métodos tradicionais utilizados na contabilidade analítica a alocação dos custos é efetuada através de critérios de rateios limitados, no método ABC existe uma multiplicidade de critérios cada qual específico à atividade a que se relaciona. Já o método RKW é um dos mais difundidos e utilizados segundo alguns autores nas empresas do Brasil, é denominado centro de custos, teve sua origem na Alemanha e tem como principal característica, a apropriação de todos os custos diretos e indiretos, produtos fabricados, distribuição etc. Ele apura todos os custos da produção ou da prestação de serviço, obtendo resultado com o produto/serviço. Enfim, conceituamos de forma sucinta os métodos aqui apresentados, pois esses sistemas de custeio representa uma parcela extremamente importante no processo de controle gerencial, pois a mensuração de custos requer discernimento, trabalho com respostas eficientes e todo cuidado ao definir e compreender a maneira como os custos são medidos em uma empresa e em uma determinada situação, requer do profissional a escolha do melhor método ou em alguns casos, vários métodos, para se conseguir um resultado satisfatório.

Com a busca destes métodos, observamos que hoje em dia há uma estrutura mais organizada, levando com isso a obtenção de mais lucros e maior competitividade no mercado, pois, quem sai ganhando é a clientela, a empresa com uma ferramenta útil para sustentar a competitividade é a gestão estratégica de custos, tenta compreender como será o amanhã diante de todas as variáveis que envolvem o ambiente empresarial. Sendo assim com uma visão diferenciada busca alcançar os objetivos almejados pela empresa. Tudo isso é alcançado, focando no cliente através de reforços pelo impacto mensurável,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com