TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual

Pesquisas Acadêmicas: Produção Textual Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/4/2014  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 12

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3

2. A LDB E A GESTÃO DEMOCRÁTICA............................................................6

3. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PESQUISADA E AS TIC’S.................................................................................................................8

4. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DO QUESTIONÁRIO APLICADO AO GESTOR..........................................................................................................9

5. CONCLUSÃO..................................................................................................11

6. REFERÊNCIAS...............................................................................................12

7. ANEXO............................................................................................................13

INTRODUÇÃO

A lei de diretrizes e bases da educação nacional, a 9394/96, traz o paradigma da gestão democrática mudando o papel do gestor no espaço educativo escolar. As TIC’s (Tecnologias de Informação e Comunicação) ao serem incorporadas ao processo gerencial da escola contribuem para o aperfeiçoamento desse modelo de gestão preconizado na Lei Darcy Ribeiro.

Contudo, Mirivan Carneiro Rios em O Gestor Escolar e as Novas Tecnologias esboça um quadro preocupante que mostra que a incorporação dessas novas tecnologias não está ocorrendo como deveria ser, fato que tem repercussões para o desenvolvimento de uma gestão democrática bem como para o aprimoramento do próprio processo pedagógico da escola.

Segundo Mirivan Carneiro Rios persiste na escola uma grande desconfiança, morosidade e ausência de incorporação de tecnologia fato que vai na contra-mão de uma tendência que se vê em outros setores onde há uma veloz incorporação de tecnologia às suas atividades. Na escola, os computadores ficam trancados, ressalvando que muitas vezes é por falta de estrutura para guardar os computadores, mas na maioria das vezes é por causa desse sentimento de medo que se percebe no meio escolar com relação a tecnologia.

Contudo, não apenas isso que vem dificultando a incorporação de tecnologia na escola e inviabilizando a gestão tecnológico; o analfabetismo tecnológico da nossa classe educadora é um aspecto central nesse problema. Alguns professores têm até “pânico” de desenvolver atividades pedagógicas com artefatos tecnológicos como relata Mirivan Carneiro Rios. O fato é que muitos professores e mesmo os gestores, principalmente os com mais experiência profissional, geralmente não dominam o manuseio dessas novas tecnologias nem para o uso pessoal quiçá o uso profissional.

Tendo em vista isso, o papel do gestor é fundamental para a mudança desse quadro de ausência de tecnologia, se ele próprio se envolver com essas novas tecnologias e passar a inseri-las no seu cotidiano inclusive no meio profissional certamente já será um passo importante para o processo de inserção da tecnologia na escola.

Com um gestor envolvido com o mundo tecnológico absorvendo as potencialidades que ele oferece para as soluções dos problemas da vida cotidiana e profissional resta agora que ele lidere um projeto de incorporação das TIC’s no ambiente escolar mobilizando toda a comunidade escolar para isso. Um ponto importante nesse processo colocado por Mirivan Carneiro Rios é que o incentivo direcionado pelo gestor ao processo de formação continuada dos profissionais da educação para o uso das novas tecnologias e mídias na educação. Ele será o responsável por encabeçar esse projeto de incorporação das TIC's na vida escolar.

A incorporação das TIC's na vida escolar contribui no processo de integração dos âmbitos administrativo e pedagógico no ambiente escolar sendo esse processo muito importante para funcionamento da instituição em um contexto democrático facilitando a circulação de informações entre esses espaços.

Mirivan Carneiro Rios expõe os passos para a incorporação das TIC's na vida escolar e a consequente gestão tecnológica, o primeiro é garantir o acesso. Isso implica a garantia de que os agentes do processo educativo estejam conectados, que os equipamentos de informática estejam presentes e que o acesso seja facilitado a todos.

O segundo passo desse processo é o manuseio dos equipamentos e sistemas informatizados, para isso o acesso constante e a oferta de capacitação é essencial. O terceiro passo é uso nas atividades gerenciais e pedagógicas em um processo de substituição da forma de realizar essas atividades agora de forma informatizada facilitando a realização das mesmas.

No quarto passo e último do processo tem-se o surgimento das soluções inovadoras que o uso das TIC’s proporciona aumentando mais o grau de integração dos âmbitos administrativo e pedagógico da escola e desenvolvendo uma nova dinâmica interna da instituição. O processo de ensino-aprendizagem sofre mudanças com essa nova dinâmica de lidar com as informações exigindo do profissional da educação constante reciclagem.

A tecnologia está adentrando a escola, o ritmo pode ser lento mas é um fato irreversível, porém como salienta Mirivan Carneiro Rios ela por si não provoca as mudanças necessárias e nem resolve os problemas pendentes. É necessário que os profissionais que atuam lá incorporem e usem para atender as necessidades singulares de cada instituição para sim promover a eficiência dos serviços administrativos e pedagógicos. O diretor é muito importante nesse processo, pois ele que vai buscar maneiras de incorporar as TIC’s em sua escola uma vez que a Academia e o poder público são muitas vezes omissos em oferecer formação para lidar com as TIC’s aos profissionais que atuam nas instituições de ensino no país.

A formação continuada com enfoque na integração das TIC’s no processo de ensino aprendizagem ou mesmo formação na graduação promovida pela academia é absolutamente necessária hoje no processo de formação do educador. Geralmente os profissionais que estão formando atualmente já estão familiarizados com as novas tecnologias de informação e comunicação, contudo, é preciso orientá-los a como usar essas tecnologias para fins pedagógicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.6 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com