TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual

Trabalho Escolar: Produção Textual Individual. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  1.684 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

1 INTRODUÇÃO

A tomada de decisões de uma empresa é de extrema importância para o crescimento não só financeiro mais em todas as áreas de uma empresa.

Nesta elaboração acadêmica veremos sobre o novo CEO da Microsoft, as reações que foram tomadas para conseguir estabilizar a empresa, a mudança de mercado, as falhas causadas por uma má administração, e a demora em reagir aos novos produtos do mercado.

2 PESQUISA DE MERCADO

A pesquisa de mercado é muito importante para tomada de decisões de uma empresa. O processo dessa pesquisa consiste na definição do problema e dos objetivos da mesma. A Microsoft poderia ter feito uma pesquisa de mercado, para coletar informações que sejam relevantes para uma mudança de estratégia, saber o que os clientes querem é um passo muito importante para conseguir avança no mercado.

Alguns clientes são mais difíceis para se adaptar a novos produtos ou mudanças radicais, como metade da empresa são clientes corporativos com esse perfil, a Microsoft poderia investir em uma estratégia de marketing direcionada a esse público. Apresentar um produto com vantagens, (por exemplo: preços mais baixos, maior usabilidade, variedade de aplicativos, cores diversas). Essas vantagens que tragam maior interesse nesses produtos, podendo trazer mudanças só no mundo corporativo como também para os demais seguimentos.

Com a Transição de novo CEO a empresa pode ter falhado no aspecto inovação, ficando assim despercebidos com seus concorrentes que também é um ponto importante para identificar quais os pontos positivos e negativos, as oportunidades que podem ajudar no desenvolvimento de novos produtos e ameaças ao negocio, conseguindo assim traçar objetivos e metas de trabalho. Faltou uma estratégia de mudança gradual, de modo que seus clientes tivessem tempo para compreender as mudanças e assim se adequarem as exigências da competividade do mercado. De acordo com Levitt (1960) a razão pela a qual o desenvolvimento é ameaçado, retardado ou detido não é por que o mercado esta saturado. É por que houve uma falha administrativa, a qual ele denomina “Miopia em Marketing”.

3 MARKETING

Devemos expandir a visão quando o assunto é a concorrência. Não podemos dar somente atenção ao produto e ao cliente, conhecer a concorrência é importante. Olhar a estratégia do outro é uma forma de se defender de ataques, de pensar diferente e maior do que seu adversário. Conhecendo a estratégia de seu concorrente evitam-se surpresas desagradáveis, qualquer reação contra uma ação de seu oponente, será muito mais rápida.

3.1 Produto em administração

Produto em administração e marketing é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria. Segundo Kotler, produto é qualquer coisa que possa ser oferecida a um mercado para atenção, aquisição, uso ou consumo, e que possa satisfazer a um desejo ou necessidade.

3.2 Mix de Comunicação

O Mix de comunicação é composto de formas essências de comunicação: Propaganda, Promoção de Vendas, Eventos, Venda Pessoal, Relações Publicas, Marketing Direto.

Propaganda: Qualquer forma de apresentação e promoção não pessoais de ideias, mercadorias ou serviços por um anunciante identificado. A propaganda se torna importante por que informa os clientes sobre produtos e ativa a necessidade de compra-los. O objetivo da propaganda é influenciar, ou persuadir na escolha do consumidor. A propaganda é necessária por que tem a capacidade de informar um grande numero de clientes ao mesmo tempo, também ajuda o consumidor a criar ou aumentar a percepção dos atributos dos produtos e dos pontos fortes da empresa.

(...) a propaganda é uma ferramenta mais comum que as empresas usam para dirigir comunicações persuasivas aos compradores e públicos alvo (Kotler, 1998, p554).

Promoção de Vendas: Uma variedade de incentivos de curto prazo para encorajar a experimentação ou a compra de um produto ou serviço. As ferramentas de vendas são: cupons, concursos, prêmios, entre outras. Possuem três características distintas: de comunicação, que visa atrair a atenção dos consumidores; de incentivo, que visa estimular o consumo; e de convite, que objetiva convidar para uma transação imediata. O principal objetivo é alavancar as vendas e fazer com que os consumidores sejam atraídos pelas promoções e optem por comprar de uma empresa deles e não dos concorrentes.

Eventos: É uma importante ferramenta de comunicação e relacionamento com seus públicos de interesse. Uma maneira interativa de apresentar a instituição, seus produtos com muito mais qualidade e informação que qualquer outro meio permite.

Venda Pessoal: Interação pessoal (cara a cara) com um ou mais compradores potenciais visando apresentar produtos ou serviços, responder perguntas e tirar pedidos. A fidelização, e programa de pós-vendas é uma consequência desse meio de comunicação.

Relações Públicas: Uma variedade de programas elaborados para promover ou proteger a imagem de uma empresa ou de seus produtos. É uma função administrativa que avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação pública.

Marketing Direto: Ele identifica quem a empresa deve atingir e direciona sua estratégia de marketing ate essas pessoas. Utilização de correio, telefone, fax, e-mail ou internet para se comunicar diretamente com clientes específicos e potencias ou lhe solicitar uma resposta direta. É interativo, mensurável, flexível, gera integração da empresa com seus clientes porem é trabalhoso, exige profissionais altamente qualificados é menos glamoroso que a propaganda.

4 NEGOCIAÇÃO

4.1 A Concorrência é uma variável de extrema importância no processo de negociação, pois em muitos desses processos aumenta o interesse da outra parte envolvida, ou seja, a concorrência se torna uma variável motivadora para alguns clientes. A concorrência aumenta o interesse do individuo em negociar, comprar ou adquirir um produto por que, caso não o faça, outra pessoa o fara.

4.2 Todo e qualquer processo de negociação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com