TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção Textual Individual - Administração

Artigos Científicos: Produção Textual Individual - Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2014  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

O trabalho aqui apresentado trata-se de um processo de comunicação, sobre a importância da comunicação no relacionamento interpessoal e sobre a transparência e coerência na sociedade, e tem como objetivo mostrar ao leitor instruções que serão descritos sobre os assuntos e as finalidades abordados. Trata-se também de uma pesquisa de caráter descritivo e bibliográfico, pois descreve o conceito atual da responsabilidade social empresarial e o papel das organizações diante de um cenário no qual a sociedade exige cada vez mais que as organizações exerçam seu papel social de forma ética e transparente das organizações, fundamentado em pesquisa bibliográfica e a sites especializados no tema. Apresenta a conclusão de que as organizações são agentes de desenvolvimento e para serem competitivas as suas gestões devem fundamentar-se em um contexto ético e responsável.

2. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO

Comunicação é um processo de duas vias. Se você não consegue ouvir e entender, não há comunicação. É preciso ouvir ativamente, na medida em que a ação de ouvir é passiva, no entanto existe uma grande diferença em escutar o que está sendo dito e ouvir ativamente, é preciso compreender o significado da comunicação.

Ouvir ativamente, observar e olhar cuidadosamente o interlocutor são habilidades importantes, e desta forma poderá reconhecer quem é o interlocutor e perceber se a mensagem está alcançando seu êxito.

A natureza nos deu dois ouvidos e uma só boca. A velha filosofia chinesa ensina que falar é plantar e ouvir é colher.

Administrar nosso processo emocional não significa reprimir ou inibir nossas emoções. Pelo contrário, é muito importante que saiba dar espaço para que elas se manifestem de forma natural. Há situações em que coisas que se ouvem agridem pontos duros de nosso campo emocional, como velhas cicatrizes e valores arraigados.

3. A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL

A efetiva comunicação interpessoal nas empresas é um dos itens fundamentais para o sucesso de líderes, liderados e o alcance dos resultados planejados pela organização. Com o mercado mais competitivo, cada vez mais os profissionais são exigidos e as organizações têm buscado colaboradores que dispõem de habilidades que superem o escopo de atuação de sua profissão.

Albert Mehrabian, psicólogo americano e professor emérito da Universidade da Califórnia – UCLA, constatou em uma de suas pesquisas que as formas de comunicação não-verbais, feitas através de gestos, postura corporal e contato visual, são 55% mais impactantes do que outras formas de comunicação. E ainda 38% do impacto da comunicação reside em nosso tom de voz e apenas 7% das palavras propriamente ditas. Desenvolver as habilidades de comunicação não-verbal e verbal, é essencial para potencializar os resultados e construir harmonia nas relações interpessoais.

4. TRANSPARÊNCIA E COERÊNCIA ENTRE DISCURSO E PRÁTICA

A importância de ser coerente sobre postura é bem maior do que grande maioria pode imaginar. Há casos em que o sucesso ou fracasso de uma empresa reside no nível de coerência das pessoas que exercem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com