TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa De Prevenção De Riscos Ambientais

Pesquisas Acadêmicas: Programa De Prevenção De Riscos Ambientais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  464 Palavras (2 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 2

Índice

1. Introdução; 2 Programas De Prevenção De Riscos Ambientais; 3 Conclusão; Referencias Bibliográficas.

1 Introdução:

A discussão em torno das conseqüências dos riscos ambientais dentro das organizações e empresas vem causando uma serie de impactos, no que se refere ao seu tratamento técnico legal. Como os sistemas de produção convencionais, a implantação de sistema de gestão adequado e eficiente e a criação de ambiente de trabalho mais confortáveis.

Para Cardella (1999) eliminar os riscos de acidente dentro das empresas é questão de bom senso e respeito às pessoas. Isto requer não só um gerenciamento efetivo, mas também o reconhecimento, a avaliação da freqüência e da conseqüência do evento perigoso. A identificação desses fatores de riscos exige uma serie de analises que, algum momento, não se apresenta confiáveis, exigindo para isto, uma serie de dados técnicos e modelos matemáticos para simulação destes fenômenos, requerendo disponibilidade de tempo, recursos materiais e financeiros, não sendo portando, interessante e nem prioridade para algumas organizações.

O gerenciamento dos riscos ambientais deve ser uma ajuste de esforços entre a empresa e seus colaboradores e isto requer dos gestores o conhecimento das políticas da empresa, da missão, do poder de decisão, do alto espírito de liderança e colaboradores qualificados, treinados, consciente e conhecedores de seus postos de trabalho.

Para se obter estes resultados é necessário que os gestores tenham interesse em melhorar os ambientes, identificando-os, eliminando-os ou atenuando-os,através de decisões que possam atender os interesses das empresas em particular.Identificar e dar o tratamento adequado aos riscos ambientais nas empresas e organizações é evitar incalculáveis prejuízos que afetam centenas de empresas e incapacitam milhares de trabalhadores todoa os anos no Brasil.

2 Programas De Prevenção de Riscos Ambientais

A finalidade da identificação dos fatores de riscos no ambiente de trabalho é contribuir para a melhoria não somente da produtividade e da rentabilidade da empresa pela redução de perdas, mas também das condições gerais do trabalho.

O reconhecimento dos riscos ambientais, bem como o seu tratamento técnico e eficiente ,elimina, nos postos de trabalho, as condições inseguras, tanto as decorrentes do ambiente de trabalho como as de operações.

Alem do reconhecimento dos fatores de riscos ambientais, é necessária a implantação de um programa de segurança do trabalho.

Segundo Chiavenato (1989 p100).

"Não viva para que a sua presença seja notada, mas para que a sua falta seja sentida... Bob Marley""

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com