TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projecto De Pesquisa

Ensaios: Projecto De Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  856 Visualizações

Página 1 de 11

Índice

1. Introdução 4

2. Descricção e colocação do Problema 5

2.1. Justificativa da Escolha do Tema 5

2.2.Delimitação do Tema 6

2.3. Objectivo Geral 7

2.3.1. Objectivo Específico 7

2.4. Hipóteses do Trabalho 7

3. Fundamentação Teórica 7

4.Metodologia do Trabalho 8

4.1.Método Bibliográfico 8

5.Tipo de Pesquisa 8

5.1.Pesquisa Qualitativa 8

6.Técnica de Recolha de Dados 8

6.1.Observação Directa 9

6.2.Questionário 9

6.3.Universo 9

6.4.Amostragem 9

6.5.Selecção de Amostra 9

7.Mitigações 10

8.Sugestões 10

9.Questões para a recolha de dado 11

10.Bibliografia 12

1. Introdução

O planeta terra é o epicentro de vários acontecimentos, dos quais bons resultantes da força natural e, alguns da acção antrópica (força humana) que, por muitas vezes são apontadas como as causas da acção humana, cujo reside principalmente da actividade tecnológica, da qual o homem recorre para melhorar a sua qualidade de vida, contribuindo assim nas mudanças bruscas, fundamentais e até certo ponto os principais factores da causa dessas mudanças que a natureza vem observando nos últimos tempos.

Moçambique é um país com extensa área florestais que se estende de Sul a Norte, cobrindo cerca de 70% do seu território e é um país em via de desenvolvimento na África Austral e continua a enfrentar sérias dificuldades económicas com a maioria da população vivendo abaixo da linha da pobreza. Grande parte dos seus recursos naturais estão sob forte pressão, o que intensifica a degradação do meio ambiente em virtude da população carente sentir-se forçada, muitos casos, a ter que recorrer a esses mesmos recursos para a satisfação das suas necessidades básica para assegurar o seu sustento (RUSSO, 2000)

Um dos principais problemas que contribui negativamente para o alívio da pobreza em que mais de 80% da população Moçambicana continua vivendo, relaciona-se com práticas pouco recomendadas na preparação dos campos para as actividades agrícolas, o que acaba afectando a sua produtividade (PNGA, 1996)

São geralmente as queimadas descontroladas que ocorrem com maior incidência nas zonas rurais de todas as províncias do país e tomam proporções alarmantes a partir de Maio, o que pressupõe que a sua origem esteja relacionada com a preparação das campanhas agrícolas caracterizadas pela agricultura itinerante, a renovação das áreas de pastos, prática de caça, extracção de mel, e produção de carvão vegetal.

2. Descricção e colocação do Problema

As queimadas descontroladas são práticas que as populções têm feito durante o inverno no princípio do mês de maio que têm vindo assumir grandes proporções alarmentes em Moçambique na província de Cabo Delgado no distrito de Ancuabe.

Estima-se que perto de 70% de floresta são queimadas anualmente e esta situação conhece o seu pico entre os mêses de julho e setembro de cada ano, devido as limpezas das áreas de cultivo, e renovação das áreas de pasto. No distrito de Ancuabe apresenta áreas afectada pelo fenómeno da seca e desertificação devido à acção das queimadas descontroladas e produção de combustivel lenhoso. Sendo um fenomeno negativo das queimadas descontroladas relaciona-se com a alteração da biodiversidade e dos habitats, destruição das florestas e dos ecossistemas, o que afecta o desenvolvimento social e económico da população. As queimadas descontroladas traz muitos problemas dentre os quais a poluição do meio ambiente, perda da biodiversidades, degradação de sistemas de suporte de vida, mudançcas climáticas, destuição de camada de ozono são alguns dos muitos problemas ambientais que se tornaram visiveis na área biofisica.

Como forma de entender a situação do distrito de Ancuabe frente a problemática das queimadas podem trazer para a população surge a seguinte questão:

Que implicações traz as queimadas descontroladas na vida da população e no meio ambiente no distrito de Ancuabe?

2.1. Justificativa da Escolha do Tema

A escolha do tema com o título O impacto das queimadas descontroladas na vida das populações e no meio ambiente na província de Cabo Delgado no distrito de Ancuabe, é uma peocupação grande vendo que grandes áreas são devastadas com as queimadas descontroladas.

Ancuabe é um distrito com extensa área florestais que se estende de Sul a Norte dos distritos de Chiure e Macomia respectimente e Este a Oeste dos distritos de Metuge e Montepuez respectivamene, cobrindo cerca de 5% do sua área e é um distrito em que está em via de desenvolvimento na província de Cabo Delgado e continua a enfrentar sérias dificuldades económicas com a maioria da população vivendo abaixo da linha da pobreza. Grande parte dos seus recursos naturais estão sob forte pressão, o que intensifica a degradação do meio ambiente em virtude da população carente sentir-se forçada, muitos casos, a ter que recorrer a esses mesmos recursos para a satisfação das suas necessidades básica para assegurar o seu sustento.

Este fenómeno levou então, a uma grande preocupação porque as queimadas descontroladas é uma prática quotidiana no distrito. Olhando para as dificuldades que a população enfrenta em realção a vida, pressupõe que a sua origem esteja relacionada com a preparação das campanhas agrícolas caracterizadas pela agricultura itinerante, a renovação dos pastos, prática de caça, extracção de mel, e produção de carvão vegetal para o seu sustento em que essas práticas trazem graves consequências primeiro pela própria população, que vão degradando a floresta desertificando o solo, destruição de habitat de animais selvagens e poluição do meio ambiente.

2.2. Delimitação do Tema

O tema deste trabalho de pesquisa referente à Problemática das queimadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com