TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa Quantitativa

Monografias: Pesquisa Quantitativa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2012  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  6.795 Visualizações

Página 1 de 4

Pesquisa Quantitativa

A pesquisa quantitativa é um método de pesquisa social que utiliza técnicas estatísticas. Normalmente implica a construção de inquéritos por questionário. Normalmente são contactadas muitas pessoas. Os profissionais de marketing normalmente usam a informação assim obtida para desenhar estratégias e planos de marketing.

1. Definição do problema - Quais os vários aspectos do problema ? Que informação é necessária?

2. Conceitualização e operacionalização - Como exatamente é que definimos os conceitos envolvidos? Como é que os traduzimos em variáveis observáveis e passíveis de serem medidas?

3. Especificação da hipótese - Que tese(s) é que queremos testar?

4. Especificação técnica - Que metodologia usar? Por exemplo, inquérito estatístico

5. Especificação das perguntas - Que perguntas fazer? Por que ordem?

6. Especificação da escala - Como cotar as preferências?

7. Especificação da amostra - Qual o total da população? Que tamanho é que a amostra deve ter para essa população? Que métodos de amostra usar?

8. Coleta dos dados - correio, telefone, internet...

9. Codificação e re-especificação- Fazer ajustamentos aos dados por forma a torná-los compatíveis com as técnicas estatísticas e os objetivos da pesquisa - exemplos: atribuição de números, controles de consistência, substituições, deleções, ponderar, transformações de escala, estandardização de escala

10. Análise estatística - Empregar várias técnicas descritivas e de inferência nos dados. Fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Testar os resultados para a significância estatística.

11. Interpretar e integrar os resultados - o que é que os resultados significam? Que conclusões podem ser tiradas? Como é que estes achados se relacionam com pesquisa semelhante?

12. Escrever o relatório de pesquisa - O relatório tem normalmente os seguintes pontos:

a) Sumário executivo;

b) Objetivos;

c) Metodologia;

d) Principais resultados;

e) Gráficos detalhados e diagramas.

Diferenças entre pesquisa qualitativa e quantitativa

 Uma vez definido o tema da pesquisa, deve-se escolher entre realizar uma pesquisa qualitativa ou uma quantitativa. Uma não substitui a outra: elas se complementam.

 As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou conceito. Elas fazem emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes, de forma espontânea.

 As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados (questionários). São utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser perguntado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada. Elas testam, de forma precisa, as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.

item: Amostra

Qualitativa

Não há preocupação em projetar resultados para a população. O número de entrevistados geralmente é pequeno.

Quantitativa Exige um número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados, que serão projetados para a população representada.

Item: Questionário

Qualitativa

Normalmente as informações são coletadas por meio de um roteiro. As opiniões dos participantes são gravadas e posteriormente analisadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com