TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Consciencia Negra

Ensaios: Projeto Consciencia Negra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  1.534 Palavras (7 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 7

PROJETO CONSCIÊNCIA NEGRA:

EDUCAÇÃO NÃO TEM COR.

São Desidério – Bahia.

Novembro 2014

“Todo brasileiro, mesmo o alvo, de cabelo louro, traz na alma, quando não no corpo, a sombra, ou pelo menos a pinta, do indígena ou do negro...”

Gilberto Freyre, Casa Grade e

Senzala.

São Desidério – Bahia.

Novembro/2014.

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Tema: Educação não tem cor.

Tempo de execução: um mês – novembro de 2014.

Culminância: Dia 20 de novembro – dia nacional da consciência negra.

Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo todas as disciplinas do currículo escolar.

1.1. BLOCO TEMÁTICO:

• História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?

• Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?

• Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.

1.2. CONTEÚDO FOCO:

O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito, desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.

Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.

2. PROBLEMA:

Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro.

No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas?

3. JUSTIFICATIVA:

Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

A Lei 10.639/03 em seu texto institui a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro- Brasileira, sendo ampliada pela Lei 11.645/08 que inclui no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática História e Cultura Indígena.

A Lei deixa nítida a obrigatoriedade do ensino de conteúdos sobre a matriz africana na construção da nossa sociedade no âmbito de todo o currículo escolar.

Estas são questões relacionadas à nossa identidade e nossa ancestralidade que estão fundamentadas na LDB, na Constituição Federal e perpassando por todas as áreas do conhecimento.

Em meio à diversidade de valores e culturas a que estamos inseridos, faz-se necessário repensarmos nossas ações diante das atitudes de desrespeito com os afrodescendentes que forma a maioria da população brasileira sendo historicamente discriminados e desrespeitados em suas raízes e manifestações.

Assim sendo, percebe-se a necessidade de um trabalho constante desde as sérias iniciais, proporcionando debates constantes, momentos de reflexão e valorização da cultura Africana, compreendendo sua importância para diálogo e convivência harmônica com a diversidade.

4. OBJETIVOS:

- Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na Escola e na sociedade;

- Entender e valorizar a identidade da criança negra;

- Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

- Valorizar a Cultura negra e seus afrodescendentes na escola e fora dela;

- Promover a reflexão e resgate da identidade negra;

- Reconhecer alimentos, receitas e objetos de origem africana;

- Construir conhecimentos sobre as tradições, crenças e maneiras de vestir-se;

- Produzir e recitar poemas.

- Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;

- Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

5. METODOLOGIA

-Pesquisas;

-Exposição de pratos típicos;

-Poemas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com