TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Consciencia Negra

Monografias: Consciencia Negra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2013  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  870 Visualizações

Página 1 de 6

. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:

Tema: Educação não tem cor. Tempo de execução: um mês – novembro de 2008. Culminância: Dia 20 de novembro – dia nacional da consciência negra. Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa, Geografia, Artes e Educação Física.

1.1. BLOCO TEMÁTICO:

História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?

Ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?

Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.

1.2. CONTEÚDO FOCO:

O conteúdo foco é a educação voltada para consciência da importância do negro para a constituição e identidade da nação brasileira e principalmente, do respeito à diversidade humana e a abominação do racismo e do preconceito , desenvolvido por meio de um processo educativo do debate, do entorno, buscando nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana. Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.); estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.

1.3. CICLO E SÉRIE A QUE SE DESTINA:

Este projeto se destina ao 1 º ciclo - 1º ANO do ensino fundamental.

2. PROBLEMA:

Historicamente, o Brasil, no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva diante da discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Nesse sentido, ao analisar os dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se a necessidade de políticas específicas que revertam o atual quadro. No campo da educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica, tomem consciência de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura e formar a nação brasileira, pois, o preconceito e o racismo são uma das formas de violência, diante disso, quais as situações que temos possibilidades de mudar? Qual seria a nossa contribuição concreta para viabilizar a conscientização das pessoas? 3. JUSTIFICATIVA:

Comemorar o 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.

4. OBJETIVOS:

Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;

Entender e valorizar a identidade da criança negra;

Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;

Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;

Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.

5. DESENVOLVIMENTO:

O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma e a realidade local, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo para a classe. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras. Para tanto vamos utilizar:

Livro:“Menina bonita do laço de fita” de Maria Helena Machado, Ed. Ática, 2007;

Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003;

Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;

Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton Nascimento;

Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade que tratam sobre o tema;

Audição, análise e ilustração da música de Milton Nascimento “Uakti – lágrimas do sul”;

Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de negro”.

Estar em contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;

Produção em artes com sucatas;

Se possível, assistir e participar de uma apresentação de capoeira – a confirmar;

Atividades:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com