TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto PAI

Trabalho Universitário: Projeto PAI. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

GALVANIZAÇÃO EM TELHAS

Nome da Equipe: EngeVida

Nome dos autores

Adriano Luiz Gomes de Campos

Beatriz Mata de Oliveira

Bruna Brito Soares

Maílson Aprígio Santos Lobo

Thainã Sá e Silva Almeida

Yasmin Figueiredo Vilasboas

Nome do orientador

Tatiana Klein

2º Semestre - Matutino

1. JUSTIFICATIVA: A motivação veio através da velocidade e praticidade das telhas galvanizadas, sendo estas umas de suas qualidades básicas da construção em aço, garantindo assim uma maior rapidez e eficiência numa obra. Essas telhas são resistentes às cargas de ventos e têm características especiais de isolamento térmico, pois refletem o calor incidente e mantêm o ambiente termicamente protegido. Também se adaptam aos diversos lugares, e evitam desperdícios de qualquer ordem. O seu custo é equivalente ao de estruturas de madeira, tendo como vantagem a redução do peso (isso significa menor custo com a estrutura), e a eliminação da mão de obra para manutenção, pois são bastante duráveis. Elas são versáteis, leve e de fácil manuseio, além de possuir isolação térmica, acústica e pintura eletrostática (proporcionando acabamento diferenciado). Proporcionando assim velocidade na execução da obra, e várias opções de projeto, e com diversos níveis de inclinação do telhado. Toda essa diversificação sem causar quase que nenhum impacto ao meio ambiente.

2. OBJETIVOS: Na procura pela otimização das telhas, aumentando sua vida útil juntamente com a redução de custos, este trabalho tem como principal objetivo apresentar e discutir detalhadamente os resultados obtidos através de pesquisas, como a utilização do processo de galvanização pode demonstrar maior índice de durabilidade unido ao principal fator, o baixo custo.

O processo de galvanização é basicamente dado pelo revestimento de um metal por outros mais nobres com intuito de proteger da corrosão ou até mesmo para fins decorativos.

Diferentes procedimentos para o revestimento podem ser usados em um material, os principais são:

• Cromagem: processo que reveste o material por cromo;

• Zincagem: processo mais antigo conhecido também como galvanização a fogo, utilizado em materiais feitos de aço ou ferro;

• Niquelagem: processo que reveste o material por níquel.

Existem ainda revestimentos utilizando o ouro, o magnésio, o estanho, entre outros. Cada procedimento utilizando os metais mais nobres pode apresentar características divergentes ao material a ser galvanizado de acordo com suas propriedades, como resistências a altas temperaturas ou até mesmo como a maior ou menor condutividade.

Ao longo do trabalho, vamos entender como se dá à escolha do procedimento a ser utilizado e entender de forma aprofundada os benefícios trazidos consigo no processo de galvanização nas telhas.

3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:

a) De acordo com o engenheiro civil José Maria Abreu, muitas pessoas se preocupam apenas com a estética e se esquecem da funcionalidade das diversas telhas. Na hora de escolher o tipo de telha, alguns aspectos também devem ser considerados.

Abreu assegura que a durabilidade dos materiais é longa, porém a colocação correta do produto é fundamental. "Algumas são aplicadas com parafuso, outras em sobreposição. O ideal é contratar alguém que entenda bem do serviço".

b) Quanto à qualidade do produto, Jadicael Martins, proprietário de um depósito de material de construção, afirma que as melhores telhas são as fabricadas em Ourinhos (SP) e em Santa Catarina. "Algumas marcas já possuem o selo do Inmetro e essa é mais uma garantia de qualidade para o comprador", informa.

4. PARTE EXPERIMENTAL:

1) Desengraxe: O material é imerso em uma solução alcalina (NaOH), normalmente a quente para a remoção de óleos e graxas provenientes do processo produtivo.

2) Enxágue: Onde ocorre a remoção de resíduos de hidróxido de sódio provenientes do processo de desengraxe.

3) Preparação da superfície do metal-base (Decapagem): Inicialmente é necessário que as peças de ferro ou aço, passem por um processo destinado a remover impurezas e óxidos da superfície metálica (decapagem). Essas impurezas são removidas geralmente em ácido clorídrico ou sulfúrico. Em seguida as peças devem ser adicionadas ao ácido, de maneira que só se removam a ferrugem e as escamas de óxidos, sem que o metal seja prejudicado.

4) Enxágue: Remoção de materiais particulares presentes nos materiais e também resíduos de ácido provenientes do processo de decapagem.

5) Fluxagem: Outro processo que remove qualquer impureza que restou do processo da decapagem, na superfície do metal, melhorando as condições do zinco fundido evitando assim a oxidação das peças. Dois métodos de fluxagem são usados, sendo que esse processo pode variar com o tipo da peça, mas não altera a espessura e o valor da proteção final:

• O método a seco: Método onde as peças que já foram decapadas são enxaguadas em água corrente, e depois mergulhadas em um tanque de fluxo e secada.

• O método úmido: Método onde as peças são retiradas do tanque onde foram enxugadas e seguem direto para o banho de zinco fundido que tem uma camada de fluxo sólido e glicerina na sua superfície.

6) Zincagem por imersão a quente: Esse processo se inicia com o aço e o ferro sendo mergulhados no zinco, quando eles são imersos numa cuba de zincagem. Após as peças serem retiradas desse mergulho, uma quantidade de zinco fundido é arrastada sobre as camadas da liga, que ao se solidificar, se transforma em uma camada externa de zinco quase que puro.

Após esse processo o resultado é um recobrimento formado por uma camada externa do zinco e várias camadas de ligas Fe-Zn que estão unidas ao metal.

Normalmente a temperatura utilizada nesse processo é de 445 a 455°C, e a velocidade da reação que acontece é bastante rápida, formando assim no período inicial a maior parte da espessura da camada. Em seguida, a reação passa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com