TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto fonte com retificador de meia onda

Por:   •  30/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.481 Palavras (10 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA[pic 2]

DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS CUIABÁ – CEL. OCTAYDE JORGE DA SILVA

PROJETO FONTE COM RETIFICADOR MEIA ONDA

Aluno: Jumar Alves Senabio

CUIABÁ/MT

2016[pic 3]

PROJETO FONTE COM RETIFICADOR MEIA ONDA

                                                                 ALUNOS: Jumar Alves Senabio

Projeto apresentado para apreciação e avaliação na disciplina de procedimento de manutenção, do curso de técnico em eletrônica do período  noturno, do Instituto Federal de Mato grosso Campus Cuiabá, ministrado pelo professor: Luis

CUIABÁ/MT[pic 4]

2016

IDENTIFICAÇÃO

Título: Projeto fonte com retificador meia onda

Departamento: Departamento da Área E eletroeletrônica

Disciplina: Procedimento de manutenção

Docente:

[pic 5]

Agradecimento

O trabalho apresentado a seguir será um resultado de estudos ao longo do curso de eletrônica, agradeço os meus professores que tiveram paciência de transmitir seu conhecimento nas aulas ministradas e me fizeram entender o verdadeiro sentido da eletrônica, e fazendo com que hoje eu entenda e aplique esse conhecimento.

1.0 Teorias geral fonte de alimentação

1.2  O que e uma fonte de alimentação?

Uma fonte de alimentação é um equipamento usado para alimentar cargas elétricas.

Cada dispositivo eletroeletrônico necessita de uma fonte para prover energia para seus componentes. Esta energia pode variar de acordo com a carga que este equipamento usa. Estas fontes de energia podem ser de corrente contínua como um conversor AC/DC ou um regulador de tensão, pode ser um Regulador linear, fonte de energia AC, Fonte de alimentação ininterrupta ou fonte de energia de alta tensão.

[pic 6]

        Figura 1.1 diagrama de uma fonte e suas etapas

1.3  Diagrama de blocos de uma fonte de alimentação.

Uma fonte de alimentação é um aparelho ou dispositivo constituído por (basicamente) quatro blocos construtivos de componentes elétricos, iremos a partir de agora conhece cada etapa começando por sua simbologia que são:

[pic 7]

1.  Transformador de tensão

[pic 8]

Figura 1.3 símbolos do transformador

2.  Circuito retificador

[pic 9]

Figura 1. 4 Simbologia do retificador

3.  Filtro

[pic 10]

Figura 1. 5 Simbologia do filtro

4.  Regulador de tensão

[pic 11]

Simbologia do regulador de tensão

5. Led

[pic 12]

Simbologia do led

6. Resistor

[pic 13]

Simbologia resistor

O projeto de uma fonte linear visa garantir que a saída do circuito apresente uma tensão contínua predeterminada, independente da corrente de saída, de variação da temperatura ambiental ou distúrbios na tensão da rede alternada de alimentação de entrada, transformando a energia elétrica inicial através de processos específico realizados por cada bloco. Essa transformação garante a corrente contínua necessária para que a maioria dos aparelhos eletrônicos tais como, DVDs, aparelhos de som, baterias de telefones celulares, entre outros, possam funcionar. A partir de agora falaremos sobre cada etapa e os componentes no qual constitui uma fonte de alimentação.

Transformador

[pic 14]

Transformador.

1.1 Sobre o dispositivo

Um transformador é um dispositivo que transforma uma corrente alternada, com uma determinada tensão, em uma corrente elétrica continua, com uma tensão eventualmente diferente, sendo esta transformação realizada através da ação de um fluxo magnético no acoplamento de dois enrolamentos.

Um transformador é formado basicamente de:

Enrolamento - O enrolamento de um transformador é formado de varias bobinas que em geral são feitas de cobre eletrolítico e recebem uma camada de verniz sintético como isolante.

Núcleo - esse em geral é feito de um material ferro-magnético e o responsável por transferir a corrente induzida no enrolamento primário para o enrolamento secundário.

[pic 15]

Estrutura

Além da transferência de energia, que é feita de uma forma econômica, e além de manter a frequência constante, o transformador é usado para isolar o equipamento (e os usuários) da tensão da rede e reduzir, a tensão para um nível que o aparelho em uso possa tolerar.

Há uma variedade de transformadores com diferentes tipos de circuito, mas todos operam sobre o mesmo princípio de indução eletromagnética. No projeto de fontes lineares, em resumo, o objetivo do transformador é adequar o nível de tensão alternada da rede para um nível correto de tensão que se deseja.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (548.5 Kb)   docx (346.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com