TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Promotor De Justiça

Casos: Promotor De Justiça. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 2

A promotoria pública é o órgão da justiça pública encarregado da defesa da sociedade, bem como da sua segurança, respeito e decoro.

O promotor é um agente público e seu principal objetivo é defender a sociedade e seus interesses. Ele atua como um fiscal da lei e pode entrar em ação caso queira investigar suspeitas de crimes como desvio de recursos públicos. O órgão para o qual trabalha é o Ministério Público Estadual, o MPE, que é responsável pela apuração e punição dos crimes regionais como os cometidos pelos prefeitos e governadores. Além da Justiça comum, promotores também estão presentes na Justiça especial - Militar, Eleitoral e do Trabalho.

Para ser promotor é necessário ter facilidade em argumentar, capacidade para comunicação oral e escrita, gosto pelos estudos e conhecimentos sólidos sobre filosofia, política, lógica e economia. É importante também ter conhecimentos em línguas estrangeiras e informática.

A formação obrigatória para um promotor é o curso superior de direito. Para exercer a profissão deve ter mais de dois anos de formado e não ter nenhum problema com a justiça (idoneidade moral). O caminho a ser traçado para quem quer seguir esta profissão é preparar-se primeiramente para o concurso público, que cobrará todas as matérias do curso de direito. As provas são divididas em etapas e poderão ser objetivas, discursivas e orais. Após passar pelo concurso e ser nomeado, o promotor irá freqüentar um curso de adaptação (estágio probatório), em que será acompanhado por outros promotores mais experientes. Só depois desse estágio a carreira será efetivada. Apesar de não haver possibilidade de promoção neste cargo, é um trabalho muito cobiçado e por esse motivo também muito concorrido. As vantagens são a estabilidade do trabalho e a remuneração, a qual, comparada às carreiras em órgãos privados é excelente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com