TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção de estruturas contra emissões atmosféricas

Projeto de pesquisa: Proteção de estruturas contra emissões atmosféricas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.483 Palavras (6 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 6

NBR 5419

NORMA BRASILEIRAABNT NBR 5419:2005

Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas

1. Objetivo1.1

Esta Norma fixa as condições de projeto, instalação e manutenção de sistemas de proteção contra descargasatmosféricas (SPDA), para proteger as edificações e estruturas definidas em 1.2 contra a incidência direta dosraios. A proteção se aplica também contra a incidência direta dos raios sabre os equipamentos e pessoas que seencontrem no interior destas edificações e estruturas ou no interior da proteção imposta peso SPDA instalado.

1.2

Esta Norma é aplicável às estruturas comuns, utilizadas para fins comerciais, industriais, agrícolas,administrativos ou residenciais, e as estruturas especiais previstas no anexo A.

1.3

As prescrições desta Norma não

garantem a proteção de pessoas e equipamentos elétricos ou eletrônicossituados no interior das zonas protegidas contra os efeitos indiretos causados pelos raios, tais coma: paradacardíaca, centelhamento, interferências em equipamentos ou queima de seus componentes causados por transferências de potencial devidas à indução eletromagnética.

1.4

Esta Norma não se aplica a:a)Sistemas ferroviários;b)Sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica externos as estruturas;c)Sistemas de telecomunicação externos as estruturas;d)Veículos, aeronaves, navios e plataformas marítimas.

1.5

Esta Norma não contempla a proteção de equipamentos elétricos e eletrônicos contra interferênciaseletromagnéticas causadas pelas descargas atmosféricas.

1.6

A aplicação desta Norma não dispensa a observância dos regulamentos de órgãos públicos aos quais ainstalação deva satisfazer.

2 Referências normativas

As normas relacionadas a seguir contêm disposições que, ao serem citadas neste texto, constituem prescriçõespara esta Norma, As edições indicadas estavam em vigor no momenta desta publicação. Como toda norma estesujeita a revisão, recomenda-se àqueles que realizam acordos com base nesta que verifiquem a conveniência dese usarem as edições mais recentes das normas citadas a seguir. A ABNT possui a informação das normas emvigor em um dado momento.

ABNT NBR 5410:2004 – Instalações elétricas de baixa tensão – ProcedimentoABNT NBR 6323:1990 – Produto de aço ou ferro fundido revestido de zinco por imersão a quente – EspecificaçãoABNT NBR 9518:1997 – Equipamentos elétricos para atmosferas explosivas – Requisitos gerais EspecificaçãoABNT NBR 13571:1996 – Hastes de aterramento em aço cobreado e acessórios – Especificação

NORMA BRASILEIRAABNT NBR 5419:2005

3 Definições

Para os efeitos desta Norma, aplicam-se as seguintes definições:

3.1 descarga atmosférica:

Descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entrenuvens, consistindo em um ou mais impulsos de vários quiloampères.

3.2 raio:

Um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para a terra.

3.3 ponto de impacto:

Ponto onde uma descarga atmosférica atinge a terra, uma estrutura ou o sistema deproteção contra descargas atmosféricas.NOTA Uma descarga atmosférica pode ter vários pontos de impacto.

3.4 volume a proteger:

Volume de uma estrutura ou de uma região que requer proteção contra os efeitos dasdescargas atmosféricas conforme esta Norma.

3.5 sistema de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA):

Sistema completo destinado a proteger uma estrutura contra os efeitos das descargas atmosféricas. E composto de um sistema externo e de um sistemainterno de proteção.NOTA Em casos particulares, o SPDA pode compreender unicamente um sistema externo ou interno.

3.6 sistema externo de proteção contra descargas atmosféricas:

Sistema que consiste em subsistema decaptores, subsistema de condutores de descida e subsistema de aterramento.

3.7 sistema interno de proteção contra descargas atmosféricas:

Conjunto de dispositivos que reduzem osefeitos elétricos e magnéticos da corrente de descarga atmosférica dentro do volume a proteger.

3.8 ligação equipotencial:

Ligação entre o SPDA e as instalações metálicas, destinada a reduzir as diferenças depotencial causadas pela corrente de descarga atmosférica.

3.9 subsistema captor (ou simplesmente captor):

Parte do SPDA destinada a interceptar as descargasatmosféricas.

3.10 subsistema de descida:

Parte do SPDA destinada a conduzir a corrente de descarga atmosférica desde osubsistema captor ate o subsistema de aterramento.

3.11 subsistemas de aterramento:

Parte do SPDA destinada a conduzir e a dispersar a corrente de descargaatmosférica na terra.NOTAEm solos de alta resistividade, as instalações de aterramento podem interceptar correntes fluindo pelosolo, provenientes de descargas atmosféricas ocorridas nas proximidades.

3.12 eletrodo de aterramento:

Elemento ou conjunto de elementos do subsistema de aterramento que assegura ocontato elétrico com o solo e dispersa a corrente de descarga atmosférica na terra.

3.13 eletrodo de aterramento em anel:

Eletrodo de aterramento formando um anel fechado em volta daestrutura.

3.14 eletrodo de aterramento de fundação:

Eletrodo de aterramento

embutido nas fundações da estrutura.

3.15 resistência de aterramento de um eletrodo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com