TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proteção e assistência psicossocial às famílias em vulnerabilidade social

Projeto de pesquisa: Proteção e assistência psicossocial às famílias em vulnerabilidade social. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.448 Palavras (6 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 6

1. APRESENTAÇÃO

As Ações da SEMTAS priorizam a proteção e atendimento psicossocial às famílias em vulnerabilidade social (física, psicológica, negligência grave), abuso ou exploração sexual comercial, bem como os seus familiares. Divide-se em vários Setores sendo um deles a Coordenação da Assistência a Pessoa Idosa (Benefícios, Assistência Psicossocial e médica, Encontros Terapêuticos e varias outras ações que visa à qualidade de vida da pessoa Idosa). Para tanto, o serviço mantém permanente articulação com a rede de serviços sócios assistenciais e das demais políticas públicas, bem como com o Sistema de Garantia de Direitos (Ministério Público, Conselho Tutelar, Vara da Infância e da Juventude, Defensoria Pública e outros).

Este Projeto é uma exigência da disciplina do Estágio II, que vem por angariar intervenções que serão executadas na SEMTAS tem como objetivo fundamental contribuir para a melhor qualidade de vida dos idosos da instituição, assegurando que o idoso goze de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.

Pensando dessa forma surgiu o tema “Qualidade de Vida do Idoso Institucionalizado” pretendendo, através de uma proposta de intervenção, aproximar-se, buscar entender e intervir numa realidade que até então não conhecíamos, buscando as possibilidades de promover uma reintegração dos idosos no CRAS, e a recuperação da autoestima, oferecendo-lhes oportunidades de participar de rodas de conversas, Palestras, Forro. Isso ajuda o idoso a permanecer em sintonia uns com os outros, desenvolvendo brincadeiras com a coordenação motora, que possibilita ainda manter a mente e o corpo em atividade, e assim, deixar pra trás problemas como o estresse, a baixa auto-estima, a depressão e outros agravantes ocasionados pela falta de perspectiva de vida.

A proposta inserida no presente Projeto de Intervenção, objetiva também é, sobretudo oferecer uma alternativa de estímulo a qualidade de vida desses idosos, principalmente em funções das limitações físicas emocionais e biológicas que eles apresentam. Pretendendo também promover o resgate da autoestima, valorização, exercício de cidadania, espírito de solidariedade bem como melhorar as relações interpessoais dos envolvidos integrando-os as modalidades da vida cotidiana.

2. JUSTIFICATIVA

Vale ressaltar que o idoso é parte integrante e imprescindível da dinâmica social, é sujeito de direitos, autonomia e identidade.

A questão social, em suas múltiplas facetas, se reflete no idoso justamente no ponto da exclusão social; do não convívio familiares, da falta de acesso a direitos e serviços voltados para sua idade, assim como da falta de recursos das famílias, pela situação de pobreza e miséria enfrentada, que são impedidas de garantir a qualidade de vida dos seus idosos.

O Serviço Social está diretamente ligado à forma como são desenvolvidas as relações em sociedade e o desempenho da prática profissional se faz pelas demandas postas na atualidade, onde é necessário acompanhar as transformações ocorridas no passar dos tempos. Portanto cabe ao profissional estimular a autoestima da pessoa idosa e a garantir seus direitos junto ao Estado via política pública.

É evidente, que a política para valorização do idoso está ainda muito longe de ser efetivada. A velhice é uma fase da vida que possui necessidades físicas: alimentação, sono, atividade, e psicológicas: amor, segurança, aceitação, auto aceitação, realização e agregação. Este Projeto de Intervenção enfatiza a problemática que é a qualidade de vida dos idosos de São Raimundo Nonato-PI.

Diante do prévio conhecimento da demanda em realizar um trabalho com a sociedade local e com as famílias, com o intuito de atender o Estatuto do Idoso, conforme o art. 49, que atribui as entidades de atendimento aos idosos de restaurar a participação dos idosos nas atividades comunitárias e também da dificuldade deste, mediante a própria cultura da sociedade local em deixar os idosos se divertirem, se preocupar com eles. A solidão e o abandono constituem pesados fardos para os idosos, pois as famílias tendem, não raro, a excluir aqueles tidos como incômodos demais. Ser deixado de lado, ser ignorado provoca o sentimento de abandono. Esse sentimento pode se revelar no seio da família e no meio social, e ser provocado pela fragilidade das relações, negligência, perdas afetivas, doença ou ausência de trabalho.

Sabemos que muitas vezes não é possível oferecer ao idoso os cuidados que eles necessitam em tempo integral, principalmente quando necessário o acompanhamento de alguém para realizar atividades simples como tomar banho, trocar de roupa, tomar uma medicação, por isso entendemos a necessidade da institucionalização, porém não é necessário abandoná-lo, fazer visitas periódicas faz muita diferença para quem se sente tão só e abandonado.

A velhice vem acompanhada de varias fragilidades, como doenças, a perca dos sentidos, a agilidade, a falta de atenção dos mais jovens por achar que um idoso não tem serventia, porem o resgate por vínculos afetivos vai devolver a este idoso a força de viver, melhorar a sua qualidade de vida e elevar sua alta estima.

3. OBJETIVOS

O idoso tem direito a educação, cultura, esporte, lazer, diversões, espetáculos, produtos e serviços que respeitem sua peculiar condição de idade.

Segundo Salgado (1995,p.85) a atividade social é em si e por si benéfica e produz uma maior satisfação com a vida. Sendo assim, afirma-se que, para que o idoso atinja uma melhor qualidade de vida, é necessário estarem sempre exercitando a atividade física e mental, é essa dinâmica que hoje favorece os movimentos sociais de idosos.

3.1 GERAL

 Promover atividades que contribua para melhorar a qualidade de vida dos idosos .

 Promover a qualidade de vida é a soma de todos os fatores que trabalhamos, mas, principalmente, a preservação do prazer em todos os seus aspectos. O prazer de ter a aceitação de seus limites, o prazer de interagir com os moradores e os funcionários, o prazer da satisfação dos desejos na medida do possível e aceitável, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com