TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia Nas Instituições Juridicas

Exames: Psicologia Nas Instituições Juridicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2013  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  589 Visualizações

Página 1 de 3

Considerando os estudos sobre violência doméstica, leia o artigo intitulado "Violência doméstica e suas diferentes manifestações", de autoria coletiva, publicado em 2003 na Revista de Psiquiatria do Rio Grande do Sul. Este artigo aborda as diversas manifestações de violência doméstica e seus determinantes a partir de um enfoque multidisciplinar.

DAY, Vivian Peres et al. Violência doméstica e suas diferentes manifestações. Rev. psiquiatr. Rio Gd. Sul [online]. 2003, vol.25, suppl.1, pp. 9-21. ISSN 0101-8108. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/rprs/v25s1/a03v25s1.pdf. Acesso em 24/01/2013.

O texto também está disponível na midiateca.

Após a leitura do artigo, responda as seguintes questões (se preferir, elabore um único texto dissertativo contendo as respostas - entre 30 a 50 linhas):

a) A partir do exposto sobre violência contra crianças e adolescentes, analise os tipos mais comuns de violências praticadas contra esse público e relacione com o que está (ou deveria estar) previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente no que diz respeito a defesa e proteção dos seus direitos. (3,5 pontos)

Resposta: Os tipos mais comuns de violência intrafamiliar são os de violência física, que ocorre quando causa ou tenta causar dano por meio de força física, a violência psicológica que inclui toda a ação ou omissão que causa ou visa a causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa, a negligencia que é a omissão de responsabilidade de um ou mais de um membro da família em relação ao outro e a violência sexual que é toda a ação na qual uma pessoa, em situação de poder, obriga uma outra à realização de praticas sexuais, utilizando força física, influencia psicológica ou uso de armas ou drogas. No que diz respeito a defesa e proteção dos seus direitos, tendo hoje como patamar de prioridade absoluta no que diz respeito ao atendimento dos direitos fundamentais da criança, a negativa desses direitos, segundo nossa carta magma, significa negar-lhe a essência da própria dignidade humana. Além da afirmação de crianças e adolescentes como sujeitos de direitos, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, à criança e ao adolescente são garantidos todos os direitos fundamentais inerentes a pessoa humana, bem como são sujeitos a proteção integral.

b) Quais conexões podemos estabelecer entre a violência sofrida e a violência praticada por crianças e adolescentes? (3,5 pontos)

Resposta:

As crianças e os adolescentes que sofreram violência intrafamiliar têm grande chance de praticar violência. O sujeito que sofreu violência na fase em que estava em pleno desenvolvimento do caráter e do desenvolvimento humano no qual ele ainda não sabe discernir o certo do errado acaba levando esse trauma da infância para a sua vida adulta. Ao contrario de familiares, que deveriam ensinar o que é moral e ensinar o que é certo, estas crianças confiam nessas pessoas como se elas fossem o exemplo ideal de como elas tem que seguirem suas vidas e se entregam para sentir-se protegidas.

c) Considerando a violência contra a mulher,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com