TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAL É O PROBLEMA DA VISÃO DO CARÁTER PRINCIPAL?

Tese: QUAL É O PROBLEMA DA VISÃO DO CARÁTER PRINCIPAL?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  Tese  •  325 Palavras (2 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 2

QUAL O PROBLEMA DE VISÃO DO PERSONAGEM PRINCIPAL?

Ainda na infância, Virgil sofreu catarata congênita com retinite pigmentosa resultando na cegueira total.

UMA VEZ QUE O PERSONAGEM PRINCIPAL NÃOENXERGA, QUAIS OS RECURSOS QUE ELE UTILIZA PARA REALIZAR SUAS ATIVIDADES?

Virgil se adapta muito no seu dia-a-dia, apesar de não poder enxergar tem outros sentidos mais sensíveis e tinha noção de tempoe espaço, consegue fazer várias coisas independentemente, cozinha sozinho, conta a distância pelo número de passos, usa o tato para reconhecer alimentos, o calor e reconhece também as pessoas pelocheiro. Virgil tem também seu cachorro, que era seu companheiro em todos os momentos e em suas saídas à rua.

Após passar pela cirurgia o personagem principal passa a enxergar o mundo a sua volta comdificuldades para entender o mosaico de imagens que aprecem diante de seus olhos, as quais permanecem desprovidas significados. Virgil se sente desorientado, e é necessário usar o tato para reconheceros objetos e pessoas, associando a sua forma, pelo tato, à imagem.

Pode se dizer que, Virgil via com as mãos, ou seja, apropriava-se do mundo pelo sentido mais imediato no deficientes visuais, otato.

No filme “À primeira vista” (At First Sight), o protagonista Virgil (Val Kilmer), por ser cego, até então possui um tipo de percepção do mundo. Percebia o ambiente a partir do tato, do cheiro edo som. Ao adquirir visão, o que via não fazia sentido, pois não conseguia relacionar o que então passou a ver com o que percebia com os outros sentidos – ele não possuía uma experiência prévia paraidentificar o que estava acontecendo. Como a percepção é só possível com a experiência, seguido do aprendizado, foi preciso que ele aprendesse a ver e a associar com o que ele já conhecia, mas de umaforma diferente (com o tato e com a visão).

Tantas outras coisas, ao serem percebidas pelo personagem e desconhecidas por ele até então, tiveram que serem aprendidas através de um conhecimento...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com