TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Problemas de contratação de funcionários, descrição do cargo, principal fonte de recrutamento, um modelo de anúncio para recrutar candidatos para este cargo, as habilidades necessárias para este profissional

Pesquisas Acadêmicas: Problemas de contratação de funcionários, descrição do cargo, principal fonte de recrutamento, um modelo de anúncio para recrutar candidatos para este cargo, as habilidades necessárias para este profissional. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.439 Palavras (10 Páginas)  •  544 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO:

O que será visto neste trabalho é a essencial estratégia para a empresa nos dias de hoje. Com a crescente velocidade de informações, meios de comunicação cada vez mais eficazes, o aumento de movimento no Mercado de Trabalho, a rotatividade entre funcionários hoje é assustador, uma vez que estão sempre à procura por melhores salários, cargos mais elevados, melhores condições e muitas vezes querem status, com isso estão em busca por empresas renomadas. Sem contar que se uma empresa conta com profissionais de ponta, o que faz com que ela tenha vantagens sobre os concorrentes, é claro que a concorrência irá querer os colaboradores desta empresa. Como se vê, é cada vez mais difícil a conquista do espaço e vencerá quem melhor estiver preparado.

O que quer dizer que hoje em dia, uma das maiores estratégias de mercado é a empresa se preocupar com o seu patrimônio chamado: Recursos Humanos. Para isso é necessário ter um profissional nesta área para cuidar deste órgão da organização: o Analista de Recursos Humanos.

A seguir, será conhecida a justificativa para a contratação deste profissional, qual a descrição deste cargo, principais fonte de recrutamento, um modelo de anúncio para recrutar candidatos para este cargo, as competências essenciais para este profissional.

Qualquer pessoa que entender as vantagens de se ter este profissional numa organização hoje concordará que se trata de uma excelente estratégia organizacional.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO:

A cada dia que passa nota-se a crescente necessidade do aprimoramento dos produtos e serviços prestados, inovação em todos os aspectos, atenção da empresa aos seus clientes, uma vez que o consumidor está mais e mais exigente. Não bastam as empresas oferecerem bons preços ou produtos de qualidade, ou ambiente confortável, ou condições de pagamentos atraentes. O cliente exige tudo isso e ainda mais: querem se sentir bem tratados. Para resolver essa questão, uma das estratégias mais usadas, senão a mais usada, pelas empresas hoje é a atenção na hora do recrutamento e seleção do pessoal. Para isso é necessário uma pessoa capacitada para realizar tal tarefa, um Analista de Recursos Humanos.

O analista de Recursos Humanos, além de buscar pessoas com competências técnicas para a vaga, deverá também buscar as habilidades específicas e comportamentos que atendam as exigências da vaga oferecida conforme os valores, visão e missão da empresa, é claro que para tanto, deve conhecer cada um desses aspectos. Para isso o profissional quando realiza o recrutamento e seleção deve ser bem preparado, deve ter a percepção para captar o perfil do candidato. Sobre a vaga, o analista deve ter a descrição, conhecer os pré-requisitos, saber quais os desafios o candidato irá enfrentar ao ser selecionado, também deve conhecer a cultura, os valores e os princípios da empresa, da área e equipe da vaga em aberto. O solicitante não deve ficar de fora do processo seletivo. Todos estes cuidados se devem ser observados para que não ocorra uma contratação equivocada que acarretaria retrabalho, perda de tempo e recurso financeiro investido na pessoa errada, perda de tempo dos supervisores na orientação ao novato, baixa produtividade, uma vez que a pessoa não se encaixa no perfil esperado pela equipe da área e o que pode ser ainda pior, insatisfação do cliente quanto ao atendimento.

Por causa do Mercado de Trabalho (que em outras palavras significa o “casamento” da oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, é o encontro entre empresas e pessoas no determinado tempo de suas necessidades mútuas, no que diz respeito a emprego), a rapidez com que a informação gira o mundo, as crises financeiras em muitos lugares, é que existe a importância de cada vez mais se ter nas empresas pessoas preparadas para acertarem nas contratações.

“O Mercado de Recursos Humanos, ou mercado de candidatos – se refere ao contingente de pessoas que estão dispostas a trabalhar ou que estão trabalhando, mas dispostas a buscar outro emprego”. (Chiavenato, pág. 108), assim conceituando o que é Mercado de Recursos Humanos, entende-se a urgência de ter então o Analista de Recursos Humanos numa empresa, pois a rotatividade de colaboradores nas empresas hoje é um fato assustador. Sendo assim, quanto mais preparado for o profissional para perceber a intenção do candidato quanto a sua permanência na vaga e suas competências e habilidades, melhor será para todos.

DESCRIÇÃO DE CARGO:

CARGO: Analista de Recursos Humanos

MISSÃO DO CARGO:

Desenvolver atividades nas áreas de administração de pessoal, remuneração e benefícios, planejando e organizando programas, estudos e pesquisas específicos de sua área de atuação.

RESPONSABILIDADES:

- Recrutar e selecionar pessoas para compor quadro de colaboradores da empresa.

- Conduzir processo admissional, programa de integração de novos colaboradores, através de reuniões e palestras.

- Elaborar e acompanhar o plano de treinamento de desenvolvimento.

- Avaliar o desempenho dos funcionários.

- Fazer entrevista de desligamento.

- Elaborar folhas de pagamentos com suas respectivas atribuições.

- Controlar e garantir os processos de marcação de ponto; agendamento, cálculos e pagamentos de férias.

- Elaborar planos de cargos e salários, analisar possibilidades de promoção de cargos e salários através de pesquisas salariais de mercado.

- Desenvolver relatórios gerenciais diversos visando a disseminação de informações de RH e o acompanhamento dos indicadores e custos gerais de pessoal.

- Auxiliar nos projetos de endomarketing e comunicação interna da empresa.

- Executar suas atividades com segurança, transparência e qualidade, zelando pelos valores da empresa.

FONTES DE RECRUTAMENTO:

Para que haja um recrutamento eficiente, ou seja, onde os candidatos tenham os perfis mais próximos possível da necessidade do cargo, é necessário que a busca por estes candidatos sejam em lugares onde exista a maior chance de encontrá-los. Quanto mais candidatos atrair, mais êxito terá no recrutamento.

No

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com