TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Ensaios: QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  999 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO................................................................ 4

2 QUALIDADE DE VIDA.................................................... 5

3 Qualidade de vida e desenvolvimento humano ......... 6

3.1 PROGRAMA DE BEM ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS.. 6

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS ........................................... 9

REFERENCIAS .............................................................. 10

1 INTRODUÇÃO

A qualidade de vida no trabalho tem sido um tema bastante discutido no mundo corporativo. Com a chegada da globalização e o crescente aumento de competitividade no mercado, o mundo corporativo atual enfrenta muitos desafios, mudanças significativas foram necessárias para a adequação das organizações as novas exigências do mercado tanto na área administrativas quanto na área produtiva, exigindo mais competência dos profissionais que componho esse universo.

2 QUALIDADE DE VIDA

A qualidade de vida no trabalho tem sido avaliado e questionado através dos anos definido-se não como modismo mais, como um processo que busca o desenvolvimento das pessoas nas organizações, fatores como: capacitação profissional, reconhecimento e recompensa, segurança e saúde ocupacional, comunicação interna, comunidade e meio ambiente, ética e liderança tornaram-se um diferencial de grande valor para o desenvolvimento das pessoas e conseguintemente uma organização forte e competitiva. Qualidade de vida é a percepção que a própria pessoa tem sobre o seu bem-estar, sendo este o parâmetro para avaliar a eficácia das ações dos programas de qualidade de vida.

3 QUALIDADE DE VIDA E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Qualidade de vida é um fator de excelência pessoal e organizacional que pode trazer inúmeros benefícios às pessoas e empresas, porém, é necessário saber implementá-la. Não é uma novidade dizer que a prática de atividades de qualidade de vida, em qualquer ambiente, traz inúmeros benefícios para o bem-estar das pessoas e uma maior produtividade para as empresas. Tem como objetivo incentivar as pessoas a se comprometerem cada vez mais, para um melhor desempenho e evolução dos trabalhos, pois o futuro da empresa depende da capacidade de atender os requisitos que o mundo externo lhe solicita.

Conforme MárciaTerra:

O estudo do desenvolvimento humano constitui uma vasta área de conhecimento onde concentram-se nos esforços de compreender o homem em todos os seus aspectos, englobando fases desde o nascimento até o seu mais completo grau de maturidade e estabilidade. Tal esforço, conforme mostra a linha evolutiva da Psicologia, tem culminado na elaboração de várias teorias que procuram reconstituir, a partir de diferentes metodologias e pontos de vistas, as condições de produção da representação do mundo e de suas vinculações com as visões de mundo e de homem dominantes em cada momento histórico da sociedade.

3.1 PROGRAMA DE BEM ESTAR DOS FUNCIONÁRIOS:

São adotados visando prevenir problema de saúde dos funcionários interferindo no seu comportamento quando ao estilo de vida fora do trabalho encorajando a melhorar seu padrão de saúde. O ponto principal para o desenvolvimento da qualidade em uma organização é o desempenho e a atitude dos indivíduos, exercendo influências sobre a empresa como um todo. Dessa forma, um ciclo positivo de desenvolvimento tem continuidade e se fortalece. Uma empresa de qualidade tem clientes e ambientes satisfeitos. Clientes satisfeitos se traduzem em melhores resultados financeiros, em aprimoramento de imagem e

futuro mais brilhante. A tarefa mais importante da gerência é motivar as pessoas, os funcionários devem ser convencidos de que não é apenas a empresa que se beneficiará se as pessoas fizerem um bom trabalho. Os benefícios para o indivíduo serão ainda maiores. No entanto, ainda percebem-se dificuldades para conseguir com que as pessoas sensibilizem-se quanto à importância da adoção de hábitos de vida saudáveis e, nas empresas, a dificuldade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com