TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES - ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

Trabalho Universitário: QUESTÕES - ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  1.590 Palavras (7 Páginas)  •  677 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES - ADMINISTRAÇÃO E MERCADO DE TRABALHO

1- QUAL É O PAPEL DO ADMINISTRADOR?

O trabalho do administrador não consiste apenas em planejar, organizar, dirigir e controlar. É a obtenção de resultados por meio de terceiro, ou seja, o administrador depende de terceiros para alcançar seus objetivos e os do seu grupo.

2- POR QUE O ADMINISTRADOR DEVE AGIR COMO EMPRESÁRIO, EXPLIQUE.

Deve agir como empresário, transformando recursos em produtos, isto é, bens e serviços desejados pelas pessoas. O administrador tem a função econômica, tem de ser privilegiada nas suas decisões.

3- QUAL SÃO AS VANTAGENS DE POSSUIR BONS CONCIMENTOS GERAIS?

Os conhecimentos gerais ser de base, sobre a especialidade a qual o administrador vai construir. As empresas não formam generalistas, elas treinam seus funcionários em técnicas e assuntos do seu ramo de atividade.

4- EXPLIQUE:

a) Visão sistêmica e estratégica – Compreender o todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como suas relações com o ambiente externo.

b) Negociação – Resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e desafios organizacionais.

c) Tomada de decisão- Ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas e identificar e dimensionar riscos.

d) Liderança – Selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais.

e) Trabalho em equipe- Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns.

5- DEFINA OS TERMOS ‘ORGANIZAÇÃO’ E ‘ADMINISTRAÇÃO’. Organização são grupos de duas ou mais pessoas que se juntam para alcançar objetivos comuns.

Administração é o processo que consiste na coordenação do trabalho dos membros da organização e na locação doas recursos organizacionais para alcançar os objetivos estabelecidos de uma forma eficaz e eficiente.

6- POR QUE OS ADMINISTRADORES SÃO TÃO IMPORTANTES PARA O SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES?

Porque são os administradores que estabelecem os objetivos e guiam a organização de forma à alcançá-las; eles que preparam para mudanças, procurando adaptá-la a um ambiente cada vez mais dinâmico e imprevisível.

7- CONTRASTE OS CONCEITOS DE EFICÁCIA E EFICIÊNCIA.

A eficiência é a capacidade de realização das atividades da organização, minimizado a utilização dos seus recursos, ou seja, é a capacidade de desempenhar corretamente as tarefas.

A eficácia é a capacidade de realizar as atividades da organização de modo a alcançar os objetivos estabelecidos se preocupando com os fins.

8- QUAL É O MAIS IMPORTANTE PARA DESEMPENHO DE UMA ORGANIZAÇÃO?

Mas sem a eficácia e eficiência é inútil, pois, a organização não consegue realizar seu propósito. O sucesso de uma administração consiste em obter simultaneamente eficácia e eficiência na utilização dos recursos organizacionais.

9- QUAIS SÃO AS HABILIDADES NECESSÁRIAS PARA SER UM ADMINISTRADOR? QUAL É A RELAÇÃO ENTRE ESTAS E O NÍVEL EM QUE O ADMINISTRADOR ATUA NA ORGANIZAÇÃO?

R: Para desempenhar os diferentes papéis os administradores devem possuir certas habilidades conceituais, humanas e técnicas. Apesar de todas as três habilidades serem relevantes para o desempenho de qualquer administrador, sua importância varia de acordo com o nível organizacional que esse administrador ocupa.

10- QUAL É A RELAÇÃO ENTRE AS HABILIDADES NECESSÁRIAS E O NÍVEL EM QUE O ADMINISTRADOR ATUA NA ORGANIZAÇÃO?

Para o nível estratégico as habilidades conceituais são mais preponderantes, uma vez que os papéis que desempenham dependem da sua capacidade de formular planos e tomar decisões para organização como um todo, em contrata partida as habilidades técnicas são importantes nos níveis hierárquicos mais baixos, pois os administradores estão envolvidos com os processos e atividades específicas. Por sua vez, as habilidades humanas são igualmente importantes em todos os níveis hierárquicos, já que trabalho do administrador envolve invariavelmente outras pessoas, o grau de importância de cada uma das habilidades é de acordo com o nível organizacional.

11- O QUE É HABILIDADE TÉCNICA, HUMANA CONCEITUAL (VISÃO SISTÊMICA)?

• Habilidade técnica – é a compreensão e domínio de determinado tipo de atividade.

• Habilidade Humana- é a capacidade de trabalhar com eficácia como membro de um grupo e de conseguir esforços cooperativos nesse grupo, ou seja, aptidões para trabalhar com pessoas e para obter resultados por meio dessas pessoas.

• Habilidade Conceitual (visão sistêmica) – significa a habilidade para visualizar a organização como um conjunto integrado.

12- O QUE É ORGANIZAÇÃO?

É um grupo de pessoas que se constitui de forma organizada para atingir objetivos comuns. Incluem-se nesta definição as empresas, universidades, hospitais, etc...

13- POR QUE PREFERIMOS FAZER AS COISAS ACONTECEREM POR MEIO DE ORGANIZAÇÕES? DE QUE FORMA?

As organizações permitem-nos alcançar padrões mais elevados e uma qualidade de vida melhor. Um padrão de vida elevado requer alto padrão de consumo.

14- PARA QUE SERVE A ESPECIALIZAÇÃO?

Para aumentar a produtividade, pois as pessoas podem se concentrar no que sabem fazer bem e trocar os bens que produzem e os serviços que prestam pelos bens e serviços que consomem, abrindo mão da autossuficiência.

15- O QUE É UTILIDADE MARGINAL DECRESCENTE?

Quanto mais se possui de um bem, tanto menos útil será uma unidade adicional desse bem.

16- O QUE É MERCADO?

A existência de um grupo de compradores e de vendedores que têm contatos suficientemente próximos para que suas trocas afetem as condições de compra e venda dos demais.

17- SEGUNDO DRUCKER, O QUE É CONHECIMENTO?

Conhecimento é o principal recurso, pois os recursos tradicionais, como matéria-prima, trabalho e capital, podem ser obtidos de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com