TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUESTÕES DO PLT Adm

Artigo: QUESTÕES DO PLT Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  877 Visualizações

Página 1 de 7

QUESTÕES DO PLT

1- Conceitue a administração em função da ênfase em cada uma das variáveis, a saber: tarefas, estruturas, pessoas, tecnologia, ambiente.r

R: Administração de tarefas está voltada para o estudo dos métodos do processo, também conhecida como administração científica pois analisa a fabricação em busca de melhorias para abaixar os custos maximizando a produção, com métodos como padronização, standard de trabalho, benéficos para o profissional por quantidade produzida e medição tempos para estudo.

Administração de estrutura não se preocupa com a pessoa, está mais interessado com que o profissional pode oferecer estraindo o que a de melhor, montando uma estrutura hierarquia de modo que os profissionais formam uma equipe com líderes e subalternos.

Adadministração de pessoas está preocupada com as pessoas deixando em segundo palno estruturas e tarefas também conhecida como abordagem humanística desenvolvendo novos conceitos partir da psicolorgia e sociologia industrial.

Administração de tecnológica procura a máxima eficiência da mecânica, elétrical, etc para produzir mais rápido e com qualidade.

Administração do ambiente, viu-se a necessidade de analisar as variáveis externas para que a empresa se torne mais competitiva.

2- Conceitue administração em função das cinco variáveis anteriores, tomadas em conjunto.

R: Todas as alternativas são aplicáveis, o que aconteceu foi que cada uma foi cria da de acordo com a necessidade da época, assim podemos concluir que todas juntas formam uma administração moderna, porque não, pois os métodos são utilizados até hoje e estão interligados pois quando existe uma variação em um deles afeta o outro claro que muitas outras variáveis mas essas são consideradas as principais.

3- Explique as características da administração de científica de Taylor.

R: Taylor criou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo da época seus principais objetivos eram eliminar os desperdícios e perdas da indústria americana, elevar os níveis de produtividade ao máximo através da técnica e métodos da engenharia industrial, buscando a padronização, facilidade na supervisão. Ttreinou o operário num método planejado e estudado, simplificado as tarefas e padronizando , tornado assim o produtividade muito mais eficiente.

4- Explique as características da teoria clássica de Fayol.

R: Foi o primeiro a abordar e enfatizar a estrutura organizacional substituindo o enfoque analítico e concreto de Taylor por uma visão sintética, global e universal. Para Fayol toda empresa desempenha seis funções básicas são técnicas, comerciais, financeira, contábeis, administrativa e segurança. No entanto a função administrativa não é exclusiva da alta cúpula, ela poder ser dividida de acordo com o nível da hierarquia e importância, composta pelos elementos da administração prever, organizar, comandar, coordenar, controlar onde todos com cargos administrativos tendem a desempenhar esses elementos juntos. Caracterizando pelo enfoque eminentemente prescritivo e normativo, deve-se conduzir todas situações por intermédio do processo administrativo e quais princípios gerais deve seguir para obter a máxima eficiência. Sempre preocupando-se com as regras do jogo.

5- Explique as características do modelo burocrático de Weber.

R: Para Weber, o termo burocracia não tem significado pejorativo, mas um significado técnico que identifica certas características da organização formal voltadas exclusivamente para racionalidade e para eficiência, apresentando sete dimensões principais, formalização: todas as atividades são definidas por escrito e opera de acordo com um conjunto de leis, divisão do trabalho: cada participante tem um cargo e responsabilidades definidas, princípios da hierarquia: hierarquia bem definida onde funções mais baixas está sob controle e supervisão da mais alta, cada funcionário tem um chefe, impessoalidade: o funcionário ideal é impessoal pois a burocracia enfatiza o cargo e não as pessoas que ocupam, competências técnica: a seleção e a escolha dos participantes baseiam-se na competência técnica e na qualificação dos candidatos, o sistema também prevê encarreiramento das pessoas de acordo com o mérito, separação entre propriedade e administração: a execução das tarefas não é prioridade dos burocratas mas da organização, sua administração está separada da organização e prioridade dos meios de produção, um profissional especializado na gestão, daí o afastamento do capitalista do próprio negócio e a pulverização do capital por meio de sociedade anônima, profissionalização do funcionário: são profissionais, especialista no que fazem em face da divisão do trabalho, assalariados de acordo com sua posição hierárquica e funções, são nomeados pelos supervisores, seus mandatos são por tempo indeterminado, seguem uma carreira e não possuem propriedade dos meios de produção, permitindo o surgimento do profissional. Segundo Weber com esse modelo a organização atinge o mais elevado nível de eficiência. A burocracia visa atingir conseqüências desejadas, prevendo o comportamento das pessoas tentando padroeira o desempenho das pessoas esse tipo de modelo é aplicável em qualquer tipo de organização.

6- Explique a disfunções da burocracia.

R: Weber não levou em conta as diferenças individuais das pessoas nem da organização informal, ocasionando conseqüências indesejáveis que levam a ineficiência, as principais disfunções burocráticas são as seguintes, despersonalização do relacionamento entre os participantes: os ocupantes dos cargos se tratam como tal e não como pessoa, interiorização das diretrizes: as normas e os regulamentos, inicialmente elaborados, transformam-se em objetivos absolutos, o funcionário passa a se preocupar mais com as regras do que seu trabalho, uso da categorização como técnica do processo decisório: a decisão passa para quem tem o nível hierárquico mais alto independente do seu conhecimento técnico, excesso de formalismo e de papelório: a tendência de documentar e formalizar tudo, chega ao ponto que prejudica a organização, exibição de sinais de autoridade: para destacar a hierárquica existe a necessidade de demonstrar a autoridade diferenciado os uniformes, salas, estacionamento reservado, etc, superconformidade em relação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com