TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUIMICA ALUMINIO

Trabalho Escolar: QUIMICA ALUMINIO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  965 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

INTRODUÇÃOR AO ALUMINIO

O alumínio é o elemento mais abundante na costa terrestre, material mais jovem usado pelas indústrias. Começou a ser produzido comercialmente a cerca de 150 anos são produção é maior que todos os matérias não ferrosos.

O minério de alumínio predominante é a bauxita ela é constituída de um oxido hidratado (A12 O3) H2O contando ainda o oxido de ferro, sílica e titânio e pequena quantidade de outros compostos. No minério é utilizado na produção de alumínio o teor de A12O3, varia de 40ª 60%.

O alumínio é produzido em grande quantidade, pois sua extração é muito difícil, pois ocorre na forma composta (formado por dois ou mais elementos químicos).

As suas características principais são: leve, baixa corrosão, prateado e amplamente reciclável. Tem no seu composto o mais duro dos metais (oxido) só menor que o diamante (MOHS). O sulfato é usado na indústria do papel e o cloreto na fabricação de óleo.

O aluno e suas ligações têm densidade relativamente baixa (2,7 g por cm2 em comparação ao aço que tem a sua (7,9/ por cm3). A sua densidade é menor do que a do aço e sua fusão e de 600° C a temperatura máxima que pode submeter-se.

A extração do alumínio não é feita diretamente no estado metálico, mais sim da bauxita encontrada nas regiões climáticas do mediterrâneo, tropical e subtropical.

Ela tem uma representação 30% do alumínio (A12O3) e sua reserva no Brasil são umas das maiores do mundo.

A produção do alumínio começa com a retirada da matéria prima bauxita a poucos metros abaixo do solo.

- Ela é transportada da mina para a usina onde é retirada a brita e a argila antes de ser levada para o refino.

- Depois é retirada a alumina por meio de refinamento que é feita com soda caustica e cal.

- Ela é aquecida e filtrada e o alumina remanescente é seca até se transformar em pó branco.

- Na fabrica ela é transformada em alumínio, são necessário três matérias primas para produzir o alumínio (oxido de alumínio eletricidade e carbono).

Numa cuba a eletricidade circula entre os pólos negativos (coto do) e um pólo positivo (anodo) feitos em carbono. O anodo reage com o oxigênio da alumina e forma o gás carbônico.

Deste processo resulta o alumínio liquido que pode então ser retirado da cuba. Eles podem ser fundidos em três formas diferentes.

- Lingotes de extrusão:

- Ligas de fundição

- Laminagens

Processo de extrusão: O lingote de alumínio é aquecido e forçado a fluir num molde chamado matriz.

Laminação: Ele pode variar de 60 cm até 2-6 mm e a folha de alumínio produto final pode chegar a 0, 006 mm.

Os lingotes podem ser utilizados para fabricação de produtos laminados. Exemplos: Folhas, placas e tiras. As ligas primarias podem possuir vários tamanhos e composição depende do seu uso. Exemplos: Rodas, peças automotivas, aro etc.

TABELA DE USO E PROPRIEDADE

FLUXOGRAMA DA PRODUÇÃO DE ALUMÍNIO

Este fluxograma mostra passo a passo desde a extração da bauxita até o alumínio em forma de lingote.

PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO ALUMINIO PROPRIEDADES INTENSIVAS E EXTENSIVAS.

Leve e resistente, maleável, perfeito para embalagem, excelente refletor, a prova de fogo, fácil reciclagem vida longa e baixa manutenção e é um excelente condutor de calor e eletricidade.

Propriedades intensivas: São propriedades físicas que não dependem da extensão do sistema, isso é são independentes do tamanho e quantidade de matéria de um dado sistema. Exemplos: Ponto de fusão, ponto de ebulição e densidade. Exemplos: Temperatura (T em K), pressaõ(P

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com