TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são As Problemáticas Vividas Na Atualidade Que Colocam Em Risco O SUS?

Artigos Científicos: Quais são As Problemáticas Vividas Na Atualidade Que Colocam Em Risco O SUS?. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema Único de Saúde foi consolidado em 1988 com a publicação da constituição brasileira, proveniente de muita luta dos cidadãos que vivenciaram a situação de incerteza quanto à saúde pública. Graças a estes movimentos de luta pelos nossos direitos hoje podemos usufruir de um sistema de saúde universal.

Há algumas evidências que apontam para os impasses na implantação do SUS como: o financiamento insuficiente; a atenção primária crescendo em velocidade e quantidade inferior ao necessário; a regionalização e integração entre os municípios e serviços quase virtual; e eficácia e eficiência de hospitais e serviços especializados abaixo do esperado. Além disso, há ainda a impressão do desencantamento com o SUS, ou talvez um descrédito quanto a capacidade de transformar em realidade uma política tão generosa e racional (CAMPOS, 2007).

Outra problemática a ser ressaltada é a de que a reforma social do SUS ainda esta incompleta, por ter uma implantação heterogênea, desigual conforme as características geopolíticas e culturais de cada região. Para que se fortaleça o prestígio do projeto do SUS é necessário que se crie um movimento em defesa de políticas de proteção social e distribuição de rende, além de apresentar o SUS para a sociedade como uma reforma social significativa e que gere impacto sobre o bem-estar e proteção social (CAMPOS, 2007).

Um fator importante para entendermos os problemas que afetam o SUS é o modelo de atenção brasileiro passa por um período de transição, em que ainda predominam restos do antigo modo de organizar a atenção, centrado em hospitais, especialistas, com pequeno grau de coordenação e planejamento da assistência e com uma saúde pública restrita a vigilância epidemiológica e sanitária. Esta característica é um obstáculo ao desenvolvimento do SUS, uma vez que impõe um padrão de gastos inadequado as necessidades de saúde e ao movimento de reforma do sistema (CAMPOS, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com