TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os riscos em utilizar piercings

Artigo: Quais são os riscos em utilizar piercings. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2014  •  Artigo  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 3

Durante o decorrer de toda a história as pessoas têm enfeitado e modificado a sua aparência e o seu corpo de diferentes maneiras. O piercing é um destes ornamentos com os quais muitos se simpatizam. Nos anos 60 foram os hippies que utilizaram o piercing como objeto de decoro. A partir deste momento entraram na moda.

O piercing (que traduzindo literalmente do inglês significa penetrante) tem sido objeto de enfeite para muitas culturas. Fazer uma perfuração no corpo é uma maneira de modificá-lo, deixa-lo mais bonito talvez.

O uso de piercings têm seu preço e, às vezes, este preço é a própria vida. Um caso muito recente é o da jovem Thaís de Jesus da Silva Vaz, uma garota de 13 anos que faleceu vítima de um piercing mal colocado. A menina foi vítima de septicemia, uma infecção generalizada que, segundo os médicos, teve início na região do umbigo, onde a garota havia colocado um piercing usado com a ajuda de colegas. (Agência Estado, 16 Out. 2006) Certamente a contaminação houve por causa do piercing usado que a garota colocou. O piercing não era novo.

Quais são os riscos em utilizar piercings? Uma pessoa que utiliza piercing se expõe a riscos de contaminação por bactérias que causam infecções ou vírus, causando doenças como a hepatite, a Aids, a sífilis e muitas outras. O uso de piercings no alto da orelha pode levar à deformação da cartilagem, exigindo cirurgia plástica reparadora. No nariz pode machucar o septo nasal e o risco de infecção é enorme devido ao constante contato com o ar poluído. No umbigo pode ocorrer a formação de cistos, levando à necessidade de cirurgia. Também o risco de infecção é muito grande, pois muitas pessoas se esquecem de enxugar bem esta região.

Na língua há um grande risco de desgaste da parte interna dos dentes da frente da arcada e perda óssea capaz de abalar a estrutura dental. Como a boca é quente e úmida, é muito propício para a proliferação de bactérias(cfr: Revista Veja, 27/Nov/2002, pág. 130, e revista VEJA Especial JOVENS - setembro/2001).

A moda pode custar-nos muito caro, não em questão de dinheiro, mas em questão da nossa própria vida. Mas o que é a moda? «Desde o ponto de vista artístico é uma forma de feiúra que nos vemos obrigados a mudar cada seis meses»

«Os homens e mulheres são lindos quando são eles mesmos. O que torna alguém bonito não é a maquiagem, a moda, o que realmente o torna bonito é sua beleza real. Por que rejeitamos as imperfeições? Por que os pequenos defeitos incomodam tanto a ponto de impedir a felicidade? Por que temos padrões tão desumanos? Por que não valorizamos as pessoas, mesmo que elas não atendam à nossa visão de beleza?» (A morte da Beleza, Alexandre Santos, publicado no Portal católico ,16 de novembro de 2006).

Deus é a fonte de toda a beleza, não se entende porque os homens se matam em busca de uma estética falsa. O único que conseguem é deformar a beleza original dada por Deus.

Sidinei Marcolin

E-mail: equipogama@arcol.org

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com